Marketing Digital

24 dez, 2012

Melhores de 2012 – Texto oral x texto escrito: dicas para produtores de conteúdo multimídia

Publicidade
O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso! 

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

As faculdades de jornalismo têm se preocupado cada vez mais com a formação de jornalistas multimídia, aqueles profissionais que serão capazes de trabalhar nas rádios, TVs, jornais, revistas, assessorias e, sobretudo, nos múltiplos formatos do digital.

Na verdade, a faculdade apenas espelha a tendência da generalização – e não da especialização – que marcou as mudanças ocorridas no mercado de trabalho e que transformou também a rotina do jornalista. Ele, agora, faz de tudo um pouco: fotografa, filma, escreve, editora e apresenta.

A demanda pelo profissional multimídia, por sua vez, se espelha na hiper fragmentação das mídias. Se a informação deve circular em vários meios, os produtores de conteúdo devem conhecer essas linguagens.

Trabalhar com meios distintos significa trabalhar com linguagens distintas. Não dá pra pegar o folheto impresso e transformar num site. Nem dá pra pegar um texto escrito e gravar um vídeo. Cada meio possui uma gramática e uma linguagem própria, já dizia o velho McLuhan.

Um produtor de conteúdo multimídia deve saber lidar com todas as características do contexto para adaptar o discurso de acordo com os parâmetros determinados pelos meios.

Continue lendo este artigo