Design & UX

22 set, 2010

Análise do blog Amenidades do Design

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A palavra amenidades significa, pelo bom e velho Aurélio, de trato suave, delicado, afável, que se processa de maneira fácil e agradável, aprazível.

É exatamente assim que podemos descrever o blog Amenidades do Design, da designer Carol Hoffmann. Um blog com conteúdo temperado, moderado e suave, que se propõe a mostrar com brandura, sem alardes, conteúdo especializado em design em suas mais variadas possibilidades.

Desde o começo do século XX, ingressamos numa era em que prevalece a visualidade. Somos enfeitiçados por imagens e principalmente por telas brilhantes, e isso tem uma explicação científica: as candelas, que são as unidades de medida para intensidade luminosa. Elas atraem nosso olhar, da mesma maneira que o fogo.

Tudo isso pra dizer que é um site para se ver: o blog explora muito bem o conteúdo em formato de imagens, muito apropriado para o tema que direciona seu blog: design. Se é pra ver coisas, talvez seja dispensável falar delas. Será? Os textos são sucintos e originais, no entanto, algumas linhas a mais  mesmo que poucas – seriam bem-vindas.

Na maioria dos posts são citados os artistas – o quem fez, mas nem sempre aparece o como, o quando, o onde, o porquê e o relacionado com o assunto. Isso seria bacana para demonstrar o conhecimento da autora do blog sobre o tema e as co-relações entre os artistas, suas inspirações e como o produto do design se desdobra.

Se é pra ver, e não pra ler (pelo menos não muito), dá pra pensar em outras coisas como o formato do blog, por exemplo. Talvez fosse melhor criar uma versão do blog em tumblr. Assim, a autora teria mais liberdade para usar imagens grandes e textos curtos.

O tumblr é uma ótima opção para os tempos de economia de informação, quando o menos é muito mais. E, sem esquecer, o tumblr é uma ferramenta extremamente fácil de usar, principalmente para replicação, e que pode ser personalizada (o autor tem acesso direto ao HTML). Essa nova versão do modelo de blog já está vinculada com os principais agentes de relacionamento: Twitter e Facebook e, com tudo isso, permite uma manutenção mais dinâmica.

Ainda na questão do ver, as entrevistas (que foram muito bem estruturadas) deveriam ser em formato de vídeo e bem “temperadas” – como se fossem uma conversa acompanhada por um chazinho de hortelã e amanteigados. Eu arriscaria até mesmo um bate-papo sem cortes, uma conversa franca e aberta. Com a autenticidade que a nova internet exige.

Usar hiperlinks e interesses relacionados  – “você pode gostar também de” – como auxiliares na navegação pelo conteúdo é imprescindível e oferece condições de interação dos usuários. O quesito interação pode ser melhor explorado, o blog ou o tumblr podem estimular mais a participação do usuário, oferecendo condições de uploads de imagens e de textos diretamente, sem intervenção da autora.

Esse é um item que parece complicado porque sempre temos medo do que as pessoas vão fazer ou dizer no nosso site. A ideia de uma abertura é simpática e bem vista, além de reforçar ainda mais o vínculo entre a autora e seus leitores (consumidores de conteúdo).

O comentário para o conteúdo escrito que já é útil e inspirador e que utiliza um estilo de redação próprio é que traga mais informações, conforme descrevi acima, principalmente analogias com outros estilos ou explicações para os leigos. Devemos sempre lembrar que temos audiência de experts e de novatos e informação na medida certa está sempre na moda. A linguagem e os vocabulários são adequados, e há tentativa de oralização da linguagem por meio de contrações e emoticons.

E aí, Carol? Agora é sua vez de replicar!

Réplica da Carol Hoffmann

Para iniciar a “réplica”, gostaria de agradecer todas as palavras de sua análise, pois é raro ter a possibilidade de uma opinião tão sincera de uma profissional.

Suas palavras serão determinantes, me ajudando a definir metas e melhoramentos que já se faziam necessários, mas que haviam sido adiados. Não tenho como negar que sua análise se tornou um motivador para implementá-las e, em seguida, pedir uma segunda opinião.

O Amenidades do Design foi criado como uma referência, admito que geralmente pessoal, sobre os temas que andam circulando em minha vida profissional ligada ao Design. Nele encontrei um lugar onde registro impressões, gostos, sensações e inspirações quase como um diário, um grande quadro de colagens verbalizado como um bate-papo, como você percebeu acertadamente.

Nesses registros procuro demonstrar de forma rápida, sem ocupar muito o tempo do leitor, o “porquê” das referências e os possíveis desdobramentos de uma ideia inicialmente postada. Para as sugestões no formato das entrevistas, estamos exatamente nesse caminho, tenho algumas entrevistas já gravadas aguardando as vinhetas para publicação.

Sobre a participação sem intervenção da autora: acho muito apropriado e condizente a sugestão, mas o problema são os spams e as tentativas de propagandas que alguns usuários fazem com grande frequência. Publico todos os comentários: positivos ou negativos, mas prezo por uma comunicação positiva e construtiva, em um ambiente agradável.

Tenho certeza de que suas palavras trarão bons frutos para o Amenidades do Design e de que seus leitores e amigos e todos colheremos os frutos, afinal, nada mais desafiador do que um puxão de orelha amigo, muito mais inspirador e motivador do que um tapinha nas costas, não é verdade?

Abraços e sejam todos bem-vindos ao Amenidades do Design, que depois desta coluna com certeza apresentará alguma boas novidades.

Carol Hoffmann