A Microsoft Open Technologies está trabalhando em conjunto com a comunidade do ANGLE Project para habilitar apps ANGLE em dispositivos com Windows Phone 8 e na Windows Store. Isso permitirá que os desenvolvedores reutilizem códigos desenvolvidos em OpenGL ES 2.0, além de aproveitarem seus conhecimentos para criar aplicativos e jogos para equipamentos Windows.
O ANGLE Project é um projeto open source cujo objetivo é permitir que usuários Windows rodem conteúdo OpenGL ES 2.0 através da tradução da API OpenGL ES 2.0 para DirectX9 ou DirectX 11.
As mudanças sugeridas pelos desenvolvedores da MS Open Tech até agora incluem:
- Suporte para ANGLE para Windows Store Apps (WinRT) no Windows 8.0 e Windows 8.1.
- Suporte para ANGLE para Windows Phone 8.0 (WP8).
- Suporte preliminar para shaders de precompilação para WP8 e WinRT (no Windows 8.0).
- Suporte para recursos DirectX 11 níveis 9_1 (WinRT) e 9_3 (WP8).
- Suporte para compilação runtime shaderpara WinRT no Windows 8.1. Agora não é mais necessário incluir o D3DCompiler.dll em seu app.
- Arquivos de soluções do projeto para WinRT (VS2012 e VS2013) e WP8 (VS2012) para desenvolver ANGLE para esses dispositivos.
- Inclusão de um projeto sample chamado RotatingCube no diretório de modelos para demonstrar o uso do ANGLE no WinRT e WP8. Projetos de sample para Visual Studio 2012 e 2013 também foram incluídos.
Se você quer ver os resultados desse trabalho, o projeto Cocos2D-X já está melhorando o ANGLE para simplificar a portabilidade de apps para Windows Store e Windows Phone 8. Você pode ver mais sobre esse projeto aqui.