Com o desenvolvimento da informática, o uso de computadores se generalizou no meio empresarial, doméstico e acadêmico, criando a chamada sociedade da informação.
A internet e as telecomunicações foram poderosos aliados da globalização e um dos resultados da globalização foi a criação de equipes de trabalho multi-disciplinares em diversos países que começaram a interagir à distância, seja por e-mails, vídeo-conferências e outras ferramentas.
Neste cenário surgiu a necessidade de documentar a evolução dos projetos (corporativos, acadêmicos…) e várias ferramentas tecnológicas foram desenvolvidas por muitas empresas.
O termo “Wiki wiki” vem do idioma havaiano e quer dizer muito rápido. É popularmente utilizado para designar aplicativos nos quais os usuários são convidados para contribuir.
Com a popularização do conceito da WEB 2.0, o usuário, além de receber conteúdos de internet e intranet, também pode interagir e contribuir com conteúdos para as páginas de internet e intranet, resultando tudo isto em uma nova forma de colaboração (acadêmica, profissional, pessoal) através de ferramentas tecnológicas em diversas linguagens de programação, diversos sistemas operacionais e em diversas mídias (computador, smartphones, terminais, portais de texto e de voz…).
Por exemplo: podemos criar (na internet em uma Intranet) em uma ferramenta WIKI uma página chamada projeto X e ali cada um dos integrantes ir contribuindo ao informar as atividades que já realizou em tal projeto e qual é a situação atual do projeto, tudo isto em tempo real (evitando-se várias reuniões, deslocamentos, impressão de documentos).
O mais interessante nisto tudo é justamente a facilidade com que podemos atualmente colaborar uns com os outros em prol de objetivos em comum.
Em plena sociedade da informação, o conhecimento tornou-se rapidamente um dos bens mais preciosos e também o fator diferencial para o sucesso.
O Wiki é um poderoso aliado das estratégias de inclusão e gestão do conhecimento em diversos níveis (acadêmico, profissional, social, cidadania….).
Com a tecnologia cada vez mais acessível, há um grande número de aplicativos WIKI de uso gratuíto (código livre ou freewares) que podem ser tanto utilizados por empresas como também por instituições acadêmicas, Ongs, na gestão do conhecimento..
Portanto, caso você ainda não utilize uma ferramenta WKI, é bom se informar um pouco mais, pois acredito que a mesma possa de alguma forma simplificar a sua rotina e também contribuir para que as pessoas colaborem de maneira efetiva, com resultados efetivos.
Boa sorte e sucesso.