Gadgets

10 jun, 2009

Netbooks, computação ágil!

Publicidade

A computação pessoal evoluiu muito desde a invenção do computador pessoal em 1971 com o Kenbak 1 (porém o mesmo não possuía CPU – Unidade Central de processamento, foi desenvolvido para fins educacionais). Em 1975 foi criado o Altair 8800 baseado na tecnologia Intel 8800 e, daí em diante, foi uma seqüência de inovações até o surgimento dos primeiros computadores pessoais de uso privado e de maior acesso ao consumidor comum.

Em 1981 Adam Osborne lança o Osborne 1, que pode ser definido como o primeiro computador portátil (pesava 12 quilos) da história – era considerado portátil por caber sob o assento de um avião.

E daí em diante a indústria de computadores portáteis ou notebooks evolui muito e foram desenvolvidas diversas plataformas (Windows, Apple…) e notebooks de diversos formatos, cores e configurações.

O conceito dos Netbooks começou em idos de 1997 com o HP Omni Book 800, porém no novo milênio (de 2000 em diante), com a maior abrangência da Internet e o desenvolvimento mais acelerado da Internet móvel em banda larga, é que o mesmo começou a se popularizar.

Os Netbooks tem entre suas características principais:

1) Em geral têm um baixo preço, porém existem alguns modelos mais sofisticados e com elevado valor,

2) Falta de um leitor de CD/DVD,

3) Uma configuração bem “leve” (telas de 10 polegadas, ou menos, pesam bem próximo de 1 quilo),

4) Compatibilidade de diversas interfaces: USB, Wi-fi, Webcam…

5) Otimização para atividades na internet (Navegação, E-mails, Blogs…)

Os Netbooks, devido a seu baixo custo e pouco peso, são utilizados pelas pessoas que precisam de muita mobilidade (repórteres, professores, estudantes, viajantes em geral) e não substituem totalmente um computador tradicional, nos quais podemos contar com maior poder de computação e recursos adicionais, tais como placas aceleradoras de vídeo.

Porém os Netbooks representam uma boa opção para aqueles que buscam o primeiro computador com uma boa combinação de custo benefício e para aqueles que precisam de maior mobilidade.

Muitas operadoras de telefonia fornecem a Internet Móvel em banda larga, seja através de modens dedicados, seja através do uso do próprio telefone celular, e a combinação de mobilidade do Netbook com a banda larga é imbatível e está cada vez mais atraindo um maior número de pessoas.

Este texto foi escrito em um netbook com total mobilidade (apenas não cito a marca pois o propósito do texto não é propaganda, mas sim informação).

Boa sorte e sucesso.

(*) José Luis Amâncio: contabilista e economista, pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, executivo financeiro, colunista e articulista de diversos meios de comunicação e administrador do grupo profissional de finanças da revista VOCÊ S/A. E-mail: financeir@globo.com[/i][i]