Na internet você é o que você publica, então é melhor tomar cuidado com o que é publicado sobre sua marca.
David Meerman fala sobre como empresas e marcas precisam pensar como publisher ao colocar seu nome na internet. O que as pessoas lerem sobre suas idéias e a seu respeito será parte da projeção de sua imagem.
Por isso cada vez mais os gestores estão preocupados com o monitoramento da marca na rede. Qualquer palavra-chave nos buscadores pode ser uma ponte para seu site, então é bom estar antenado no que dizem pela web para que elas não sejam ponte para o site do seu concorrente.
Para isso existem empresas especializadas em Monitoramento Online de marcas. A E.life foi a primeira no Brasil, e já estão surgindo outras. Mas é possível estar atento apenas com serviços gratuitos que possibilitam acompanhar algumas palavras-chave pela web.
O Google, por exemplo, possui o Google Alerts, um sistema que te envia emails na freqüência que você definir com as aparições das palavras que você selecionou. Porém é possível filtrar ainda mais o ambiente em que essas palavras aparecem.
O Twitter é um microblog onde as pessoas podem mandar mensagens rápidas e objetivas de forma muito fácil. São apenas 140 por “micropost”, e ainda é possível “seguir” pessoas e marcas para estar atento ao que elas publicam.
A partir do Twitter, algumas idéias surgiram na intenção de saber quando alguns termos são ditos, mesmo quando não seguimos quem os publicou.
No Tmitter é possível acompanhar estatísticas de aparição de determinadas palavras sem mesmo ter uma conta no Twitter. A idéia é conseguir acompanhar as tendências filtrando o monitoramento que é feito na web inteira.
O serviço ainda não revela números de palavras compostas e nem com acentos, o português ficou de fora. Para monitorar palavras compostas ou acentuadas existe o Monitter, porém existe uma limitação de distância física para achar os termos selecionados.
Você acha importante monitorar palavras-chave? Qual serviço usa?



