Marketing Digital

5 nov, 2008

Produzindo conteúdo

Publicidade

O internauta não é audiência passiva, é um ator social que produz conteúdo relevante para sua audiência. Pequenos ou grandes, esses públicos consomem os conteúdos independentes das mídias sociais, independente dos canais.

Os blogs cada vez mais se consagram como fonte de conteúdo que possuem credibilidade junto aos internautas. O YouTube, fenômeno mundial, conquistou audiência nunca vista antes na internet através dos vídeos caseiros que usuários comuns disponibilizavam na rede. Mas e o áudio e os PodCasts?

Tem quem gosta de ouvir conteúdo e não penas músicas. Seja no som do carro, no Mp3 Player ou no computador, os PodCasts têm ganhado forte audiência devido à facilidade e acessibilidade de se consumir conteúdos em formato de áudio. Mas e quanto à produção de conteúdo em áudio, é fácil assim? – Sim, os celulares possibilitam gravação de áudio com qualidade, não é preciso microfone nem estúdio.

Aproveitando a tendência dos prosumidores (consumidores + produtores de conteúdo), estreou há poucos dias o Gengibre. Um site que possibilita a qualquer pessoa com um telefone fazer uma gravação que será disponibilizada no site www.gengibre.com.br.

O conceito é próximo ao de Microblogs. Para gravar o conteúdo, as pessoas ligam para um número de telefone e pagam tarifa normal de ligação. Além disso, é possível disponibilizar uma ferramenta com o conteúdo em áudio em blogs ou sites.

Essa ferramenta é brasileira e muito inovadora. Permite aos usuários publicar conteúdos e ainda oferecer aos leitores de blogs convencionais uma nova alternativa de consumo de conteúdo. Posts de voz para aliviar a garganta e experimentar novas mídias.