Tecnologia

15 mai, 2015

HackLab Sorocaba – Compartilhando conhecimento

Publicidade

Tudo começou com um bate-papo entre pessoas que gostariam de ter mais contato com outros profissionais e interessados de tecnologia em Sorocaba. Guilherme Serrano e Bianca Brancaleone haviam se mudado para a cidade e sentiam falta desse contato presencial, não apenas online. Nessa conversa, com Hudson Augusto, ficou claro que era possível fazer algo ali na cidade, nos moldes de um hackerspace como o Garoa, de São Paulo.

A ideia foi apresentada durante o encontro do GDG Sorocaba e teve uma ótima repercussão: 65% dos 68 presentes gostariam de contribuir e participar de um hackerspace. Isso foi em agosto. De lá para cá, o HackLab Sorocaba ganhou forma e participação. Os encontros oficiais começaram em janeiro deste ano com sete pessoas, e em pouco mais de um mês esse número já havia quase triplicado, com cerca de 15 a 20 pessoas por encontro.

comunidade07

O hackerspace HackLab Sorocaba reúne pessoas com interesses em comum em ciência, tecnologia, arte digital ou eletrônica, por exemplo, podem se encontrar, socializar e colaborar. Como o grupo ainda não possui um espaço próprio, as reuniões estão sendo realizadas no Shopping Plaza Itavuvu, em Sorocaba.

Cada encontro – gratuito e aberto ao público – dura aproximadamente quatro horas e os grupos se organizam nas mesas da praça de alimentação de acordo com os interesses. São realizados projetos utilizando o Arduino, Raspberry Pi, mas nem só de eletrônica e programação vive um hacklab – negócios e boas partidas de jogos de tabuleiro ou cartas também estão sempre em pauta.

comunidade03

“A intenção é unir o pessoal “nerd” que achava que não tinha muito mais gente com interesses semelhantes na região, mas o grupo tem provado que o cenário de Sorocaba é bem diferente disso”, afirma Bianca Brancaleone.

O Hacklab Sorocaba se define como um grupo de e para entusiastas em tecnologia com o objetivo de objetivo projetar, testar, estudar e compartilhar conhecimentos sobre diversas tecnologias como programação, eletrônica, hardware, arduino, artes, música, RPG, jogos de tabuleiro e outros.

comunidade02

Para Hudson Augusto, o aprendizado mais importante sobre hackerspaces foi que o mais importante não é o espaço e equipamento, mas sim as pessoas. “Temos uma interação muito grande entre as pessoas de diversas comunidades aqui de Sorocaba, como grupos Google – GDG, GBG e GEG, Startup Sorocaba e o mais novo integrante, o Hackeria, um grupo de jovens do sistema Sesi/Senai que adoram hardware livre e compartilhamento de conhecimentos. Os equipamentos a gente consegue aos poucos, mas são as pessoas o fator mais importante”.

De acordo com Hudson, o próximo passo é criar um HackFabLab Sorocaba, que seria o espaço fixo da comunidade Hacklab Sorocaba com equipamentos (CNC, cortadora a Laser, outros) à disposição da comunidade para realização de projetos.

O HackLab Sorocaba é aberto a todos os interessados. Basta chegar junto, participar e aprender!

comunidade05

Depoimento

Pegar um fio de telefone, dobrar formando um “U”, ligar na tomada e levar um tremendo susto com o estouro. Esse sou eu desafiando a eletricidade desde pequeno. Quando um brinquedo quebrava, a primeira coisa que eu fazia era desmontar para ver o que tinha dentro e, quem sabe, “consertar”; guardava as peças, motores, rodas, alto-falantes. Depois de algum tempo os computadores começaram a chamar mais minha atenção, aprendi sobre hardware e então fui para programação.

Os anos foram passando me formei em Sistemas de Informação e fui trabalhar com desenvolvimento de sistemas empresariais. Sempre tentando automatizar algum processo via software, vinha junto um pensamento “e se… tivesse um hardware junto…”. Você consegue fazer tanto programando um computador, mas quando você vê hardware e software juntos interagindo, como nos robôs e outros aparelhos inteligentes, tudo fica mais divertido!

comunidade06

Na busca por novas ideias e oportunidades, conheci o pessoal do GDG Sorocaba no segundo semestre de 2014 e comecei a participar dos eventos, encomendei uma camiseta da comunidade e esqueci de buscar. Alguns dias se passaram e recebi uma mensagem no grupo de WhatsApp do GDG Sorocaba, dizendo que quem ainda não tinha pego a camiseta poderia buscar no Shopping no sábado seguinte. Pensei que fosse uma reunião pontual do GDG e que iria pegar a camiseta e ir embora, mas lá começava uma nova etapa de aprendizado e troca de conhecimentos, era começo de Janeiro desse ano, um dos primeiros encontros do HackLab Sorocaba na praça de alimentação de um Shopping.

Como o assunto dos primeiros encontros foi o Arduino, aprendi sobre eletrônica com o pessoal e busquei saber um pouco mais sobre o que era possível fazer com o Arduino e já consigo repassar esse conhecimento para os novos integrantes que entram para comunidade a cada encontro. O HackLab é um espaço onde consigo aprender e ensinar e todos podem aprender e ensinar sempre. Além de apoiar o pessoal de eletrônica e programação, comecei a registrar os eventos com fotos e vídeos, colaborando com a divulgação e crescimento da comunidade.

Angelito Casagrande, participante do HackLab Sorocaba