Front End

22 dez, 2015

20 artigos para comemorar os 20 anos de JavaScript

Publicidade

O JavaScript foi originalmente desenvolvido sob o nome de Mocha, posteriormente teve seu nome modificado para LiveScript e, por fim, JavaScript. LiveScript foi o nome oficial da linguagem quando ela foi lançada pela primeira vez na versão beta do navegador Netscape 2.0, em setembro de 1995, mas teve seu nome alterado em um anúncio conjunto com a Sun Microsystems, em dezembro do mesmo ano, quando foi implementado no navegador Netscape, versão 2.0B3. Criado por Brendan Eich, as linguagem ganhou vida e tem sido largamente utilizada nestes 20 anos.

Compilamos aqui 20 artigos sobre JavaScript, os melhores de 2015 sobre o assunto. Sentiu falta de algum tema? Que tal escrever e publicar o seu em 2016? Fica lançado o desafio! Para quem quiser, é só nos mandar um email.

Sobre funções imediatas JavaScript (IIFE)

IIFE significa “Immediately-invoked function expression”, mas podemos chamá-lo de função imediata. Como o próprio nome diz, ela executa a função imediatamente depois de criada. Mas por que usar?

Injetando controllers ao backbone e uma boa razão para fazer isso

O Backbone é maravilhoso: você não precisa mudar a sua forma de pensar JavaScript e de brinde ganha uma arquitetura extremamente minimalista, produtiva e que não pretende mudar os paradigmas que você já conhece sobre o desenvolvimento front-end. Mas como nem tudo são flores, infelizmente, o Backbone possui um defeito: a sua camada de apresentação view.

Você não precisa de jQuery para isso

Neste artigo, vou pedir para você ter um olhar mais critico sobre a pergunta “por que que eu preciso do jQuery?” e irei avaliar o site “What color is it?”, uma página muito divertida e estupidamente simples que transforma a hora atual em um hexadecimal e coloca esse hexa como background.

Utilizando a tabela openUI5 e AngularJS

O OpenUI5 é um toolkit web que o pessoal do SAP lançou como um projeto open source. Ele veio com um conjunto muito completo de controles. Neste pequeno exemplo, eu quero usar o controle “table”. É só um datagrid. Eu tenho brincado muito com Angular.js, por isso eu gostaria de usar o controle de tabela do OpenUI5 junto com o Angularjs.

Constructors não deveriam causar efeitos secundários

Eu vou falar sobre algo simples que demorou um pouco para que eu descobrisse o que estava fazendo de errado. Para começar, eu não sou o primeiro a chegar a essa conclusão. Muitas pessoas pensaram a mesma coisa antes. É, ainda, uma das regras do JSLint: Não use ‘new’ para efeitos secundários). O fato é que eu não acho que a maioria das pessoas sabe a razão pela qual isso deve ser evitado; então deixe-me explicar o porquê.

Meu primeiro módulo no npm

Aproveitei o fato de que a API do SMTP Locaweb tinha acabado de ser lançada para estudar, ao mesmo tempo que entrego algo útil para meu empregador. Foi uma experiência bem interessante e não importa o quão simples seja o código, me apaixono mais por JavaScript e NodeJS a cada dia.

O que são promessas em JavaScript

O surgimento das promessas nos permitiu escrever sistemas assíncronos sem sacrificar features nativas e esperadas pela linguagem, ou seja, escrever código como se fosse síncrono. Atualmente, graças à comunidade do JavaScript, existe uma especificação chamada “Promises/A” e uma extensão “Promises/A+”, em que se define o que é necessário para uma biblioteca se autoproclamar baseada em promessas.

Top 5 ferramentas JavaScript que você não deveria ficar sem

Para entender melhor o domínio do JavaScript no mundo da web e do desenvolvimento mobile, nós achamos que seria útil esboçar algumas ferramentas integrais que são usadas atualmente para apoiar e ampliar o ecossistema JavaScript. No que se segue, são descritas as 5 ferramentas JavaScript essenciais no mercado hoje e as coisas mais importantes que você precisa saber sobre elas.

Evitando efeitos colaterais em JavaScript

O que é um efeito colateral? Uma parte do código segundo o qual uma variável é criada e está disponível ao longo de uma extensão quando não precisa estar. Deixa eu mostrar a você alguns exemplos e como evitar esses efeitos colaterais indesejados

6 dicas de performance de NodeJS que você pode começar a usar hoje

Dada a crescente presença quase ubíqua do JavaScript e da plataforma Node.js, você vai querer estar bem atualizado com as últimas otimizações e melhores práticas. Neste artigo, veremos 6 dicas de performance para Node.js que você deveria usar para otimizar ao máximo as suas aplicações.

Instalando o Git, Node.js, Ruby, Sass, Compass, Bower e Grunt no Windows

Exitem muitas ferramentas para melhorar a produtividade ao construir uma aplicação web. E o pessoal do Windows tem um pouco de dificuldade na hora de instalar essas ferramentas.

Jasmine: entendendo os matchers

Uma parte legal do Jasmine e que adianta muito o nosso lado é o matcher, que implementa uma comparação booleana entre o valor atual e o valor esperado. É responsável em passar para o Jasmine se o que esperamos através do nosso teste é verdadeiro ou falso. Com base nisso, o Jasmine vai passar ou falhar a spec.

Por que usar Gulp?

A web tem evoluído muito rapidamente e, com essa evolução, novos padrões e preocupações acabaram surgindo. Otimizar imagens, compilar CSS, minificar arquivos e testar o site em diferentes browsers são algumas dessas preocupações. Mas definitivamente essas tarefas são muito repetitivas e nada divertidas.

Tamanho da tela e tamanho da tela com JavaScript

Se você trabalha em um projeto que precisa ser visto em todos os dispositivos, você precisará ir muito além das Media Queries. Um passo adiante será detectar o tamanho da tela do usuário e também o tamanho da janela usada pelo usuário. Note que os dois são bem diferentes.

Construindo um provedor em AngularJS para a biblioteca hello.js

Tenho me divertido bastante com o hello.js, um SDK JavaScript client-side tipo A, para autenticação com web services OAuth2. É bem simples de usar e tem uma documentação muito bem explicada.

Protractor e PageObjects: uma combinação perfeita

Iremos demonstrar em um projeto público que está em desenvolvimento, como criar testes automatizados com Protractor utilizando o padrão PageObjects, amplamente utilizado na comunidade para a criação dos mais diversos tipos de testes.

7 funções essenciais em JavaScript

Eu me lembro dos primeiros dias do JavaScript, quando era necessário usar uma função simples para quase tudo, porque os fabricantes de navegadores implementavam recursos de forma diferente, e não apenas recursos básicos, como addEventListener e attachEvent. Os tempos mudaram, mas ainda existem algumas funções muito úteis que cada desenvolvedor deve ter em seu arsenal, para aumentar o desempenho do desenvolvimento e para fins de facilidades funcionais.

Como trabalhar com AngularJS: o guia absolutamente completo

Existem diversos frameworks de JavaScript atualmente. Então por que você deveria usar AngularJS em vez dos outros?

Menu slide toggle sem plugin

Um dos efeitos mais fantástico do mundo mobile, utilizado nos mais diversos sistemas operacionais, finalmente ficou mais fácil de ser construído e interpretado utilizando apenas HTML5, CSS3 e Javascript. Hoje, apenas com um pouco de Javascript, sem utilizar nenhum plugin, vamos aprender a simular o efeito slide em menus, ou como é popularmente conhecido o efeito Slide Toggle.

8 excelentes ferramentas JavaScript para desenvolvedores

Estas ferramentas vão te ajudar a passar facilmente pelo processo de codificação. Elas podem ser integradas na programação no lado do servidor, e em aplicações mobile e desktop.