Em 2015 completamos três anos de 7Masters. Foram mais de 30 edições e cerca de 200 talks dos mais variados assuntos. Para 2016, serão mais 10 edições – o calendário já está disponível e as inscrições serão abertas nos meses de cada edição.
Fica nosso agradecimento a cada palestrante que veio e se desdobrou para se manter (quase) dentro do tempo, aos participantes que esquentaram as discussões entre cada talk, e em especial ao Edu Agni, o curador do evento.
Você quer participar como palestrante – ou indicar alguém? Envie um email para redacao@imasters.com.br e faça a sua sugestão.
Confira abaixo um pequeno apanhado do que tivemos este ano. São apenas 2 talks de cada edição. Você pode ver a lista completa no site do 7Masters.
Janeiro: Content Marketing
Tábata Cury, tem 8 anos de experiência em conteúdo digital. Cuida do planejamento estratégico das redes sociais de Bradesco e ficou conhecida pelo case da poesia. Nesta talk, ela mostrou a importância de não utilizar estereótipos nas comunicações da marca nas Redes Sociais.
Cassio Politi é Diretor de Content Marketing da Tracto e autor do livro Content Marketing – O Conteúdo que Gera Resultados. Ele apontou sete coisas que não são marketing de conteúdo.
Fevereiro: CSS
Rafael Rinaldi é pushador de código na Netshoes, co-organizador do FEMUG-SP e co-host do ZOFE podcast. Nesta palestra, falou sobre consistência visual em projetos web.
Filtros com CSS foi o tema da palestra de Devid Marques, que é desenvolvedor Front-End na Locaweb, organizador do Front in Sampa e da Conferência CSS Brasil
Março: Ruby
Hanneli (a.k.a @hannelita) é uma desenvolvedora fissurada por programar, aprender novas linguagens, frameworks, explodir capacitores, programar em C pra relaxar e comitar código útil (ou não) em projetos Open Source aleatórios que encontra vasculhando Githubs alheios. Ela também gosta de café, especialmente os do Starbucks. Neste 7Masters Ruby, ela apresentou a talk “Ruby performance distilled”.
Fábio Akita é co-fundador da Codeminer 42, empresa de desenvolvimento de software principalmente para startups. Desde 2008 é o criador e organizador do Rubyconf Brasil, uma das maiores conferências de tecnologia da América Latina. Tem experiência de 20 anos no mercado de software, tendo passado pelo mercado de grandes agências, consultoria SAP corporativo e pelo primeiro boom de startups em 2000. Nesta edição do 7Masters, ele trouxe a talk “WTF Oriented Programming”.
Abril: Usabilidade
Patrícia de Cia é gerente de Experiência do Usuário na Locaweb e lidera um time de onze designers. Tem mais de dez anos de experiência na área, com passagens por UOL, Somlivre.com, Try e Abril. Trabalha junto a times de desenvolvimento ágil desde 2008 e é adepta da metodologia Lean. Ex-jornalista, foi repórter e correspondente nos EUA da Folha de S. Paulo. Tem pós-graduação em História da Arte e é mestre em literatura italiana. No 7Masters Usabilidade, ela abordou o papel do texto na usabilidade.
“5 motivos para a publicidade desistir de UX” foi a talk de Eurípedes Magalhães. Consultor em UX Design, Design Thinking, Educação, Digital Design e Graphic Design, Eurípedes trabalha em publicidade desde 1995 e dá aulas desde 2003. Empreendedor, ou maluco, por topar o desafio de fazer a primeira pós-graduação de Marketing Digital em São Paulo e por criar o Reset-Lab, consultoria especializada em UX e educação.
Maio: jQuery
E se você não usasse jQuery? Esta foi a pergunta proposta por Victor Cavalcante. Ele é desenvolvedor web, sócio da Lambda3 e adora front-end. É um Microsoft MVP de ASP.NET MVC, ciclista e jogador de Munchkin.
Mauricio Maujor Samy Silva é um dinossauro apaixonado por Padrões Web. O questionamento que ele trouxe para o 7Masters foi se é necessário – ou não – parar de usar jQuery. Maujor, O Dinossauro das CSS, é um dos introdutores das CSS no Brasil. Criou e mantém o site maujor.com, destinado ao ensino das CSS e dos Padrões Web. É um ativo frequentador de fóruns, escreve para vários portais brasileiros voltados a desenvolvedores web, é autor de artigos e de trabalhos relacionados às CSS publicados em diversos sites de desenvolvimento web. Maujor é autor de 12 livros sobre técnicas de desenvolvimento web (http://kwz.me/b5).
Junho: Design de APIs
Alex Piaz é Web Analyst no Instituto Socioambiental. Ele falou sobre como foi feito o aplicativo “De onde vem a água” que consome APIs. Também trouxe um outro assunto, API Contract, que é, para ele, o mais importante quando você está pensando a sua API.
Daniel Freire é Coordenador Arquiteto de Software na Buscapé Company. O título de sua talk foi “E depois que a API está no ar? A experiência no Buscapé Webservice”. Você pode ver a apresentação no Prezi, no link http://ow.ly/SzpwL
Julho: Segurança
Mitigando os Riscos de Segurança em Aplicações Web foi a talk de Lucimara Desiderá, que é Analista de Segurança no CERT.br/NIC.br
“Perícia Forense Computacional – Análise de redes” foi o tema de Jefferson Costa, Especialista em Segurança da Informação, Perito Forense e Ethical Hacker.
Agosto: Design Responsivo
Edu Agni é consultor especialista em Experiência do Usuário, curador do 7Masters este ano e fundador da empresa Mergo UX. Nesta edição do 7Masters, sua talk foi “As Media Queries são só um detalhe. Não, péra…”.
Consultora de tecnologias Adobe nas áreas Web, Design, Vídeo e DPS, Ana Laura Gomes apresentou em sua talk uma pergunta e três ideias mágicas sobre design responsivo.
Setembro: Agile
Thiago Custodio é Engenheiro de Software na Sciensa e neste 7Masters falou sobre Continuous Delivery e infraestrutura ágil.
A arte do tailoring em projetos ágeis: revisando o mindset operacional foi a talk de Vitor Massari, Sócio-Diretor e Agile Coach da Hiflex Consultoria.
Novembro: SEO
Daniel Imamura propôs uma análise de passado, presente e futuro do SEO em sua talk “Mindset do SEO: De onde viemos e para onde vamos”, durante o 7Masters SEO, o último de 2015.
Alex Pelati, diretor de Search Marketing na AO5, falou sobre como se Beneficiar do AdWords no Planejamento de SEO no 7Masters SEO, a última edição de 2015
*Infelizemnte o 7Masters de Outubro, sobre SQL, foi cancelado por problemas técnicos na sala do iMasters Lab.