A otimização para mecanismos de busca, conhecido como SEO, é extremamente importante para todo tipo de negócio que utiliza a internet como ferramenta. Os pequenos, inclusive, também podem se valer da técnica e, na verdade, precisam.
Enquanto grandes negócios têm boas verbas de mídia, utilizar o SEO como estratégia é questão de sobrevivência para os pequenos. Há recursos que se aplicam facilmente para contar “ponto” e te deixar melhor rankeado no Google.
Os pilares da estratégia de otimização para mecanismos de busca
A relevância do SEO para os negócios digitais requer uma otimização do seu negócio para ficarem preparados para serem indexados pelos motores de busca. A estratégia de otimização para mecanismos de busca se baseia em três pilares:
- Tecnologia
- Conteúdo
- Autoridade
A tecnologia é o ponto de partida para a otimização de um site. Em alguns casos, conhecida como análises on-page. Já o conteúdo é a segunda etapa do processo de otimização; deve ser pensado e alinhado ao modelo do seu negócio.
O terceiro pilar é o trabalho de autoridade do site e das páginas internas. Grandes empresas avançam com esses três pilares de forma simultânea. Os pequenos negócios não dispõem de verba e/ou time para esse tipo de execução, portanto, deve-se considerar ordem: Tecnologia, Conteúdo e Autoridade.
Como a tecnologia impacta a otimização para mecanismos de busca
Os resultados de busca do Google listam páginas da internet, e essas páginas podem ser do website da sua empresa. Para elas ficarem bem rankeadas, alguns recursos tecnológicos favorecem a indexação. É possível, com pouco investido, garantir vários recursos tecnológicos para te ajudar otimizar suas páginas.
As técnicas que você deve aplicar imediatamente
Antes de pensar em qualquer técnica, você deve evitar os erros mais comuns. Os erros de SEO devem ser evitados para garantir maior e melhor tráfego ao seu projeto digital. Embora os sites desenvolvidos em WordPress sejam altamente indexáveis, é necessário eliminar os impedimentos de indexação ou aumento de relevância.
O Google, em alguns casos, chega a representar até – ou mais – de 90% dos acessos. Evitar erros de SEO no WordPress, mesmo que simples, é garantia de um crescimento contínuo e orgânico. Mas, vamos às técnicas tecnológicas que você deve aplicar imediatamente para melhor indexar suas páginas.
Certificados Digitais SSL
Todo e qualquer tipo de site precisa adotar o uso do SSL, será regra.
HTTP/2
O protocolo HTTP/2 vai turbinar seu site incrivelmente e você deveria adotá-lo o quanto antes. A segunda versão do protocolo HTTP já é uma realidade, e suas vantagens são incríveis, com os benefícios que ele agrega quando implementado.
IPV6
A adoção ao IPv6 será ainda mais acelerada com o esgotamento dos endereços IP atuais. Você precisa conhecer melhor essa nova versão.
NGINX
Adotar o servidor web NGINX ao contrário do Apache. Os novos projetos digitais estão sendo elaborados com arquiteturas mais modernas e conceitos inovadores. Nesse quesito, o uso do NGINX tem sido mais aplicável e sendo a opção das maiorias das equipes.
AMP (Accelerated Mobile Pages)
O AMP (Accelerated Mobile Pages) é a tecnologia que deixa suas páginas com carregamento extremamente rápido no mobile. Há duas maneiras de implementar o Accelerated Mobile Pages no WordPress.
FBIA (Facebook Instant Article)
Com o Facebook Instant Article (FBIA) você terá maior engajamento e audiência com as postagens abrindo extremamente rápidas no mobile.
PWA (Progressive Web Apps)
Progressive Web Apps está ligado intimamente à experiência do usuário para um maior e melhor alcance das possibilidades da web.
Mobile First
Mobile First é um conceito aplicado em projetos web, onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis.
O crescimento móvel no Brasil é uma incrível realidade e os projetos web de uma forma geral precisam aplicar esse conceito.
Web site móvel
Existem três tipos de website para dispositivos móveis: Web design Responsivo, Exibição dinâmica e URLs separados são os tipos de website para dispositivos móveis. Qual a preferência do Google?
Conclusão
Muitos dos recursos tecnológicos para melhor indexar suas páginas no Google, precisam ter a parceria de dois agentes.
Seu parceiro de desenvolvimento e sua solução de hospedagem para WordPress. A forma como o site é desenvolvido vai facilitar, ou não, a indexação pelos mecanismos de busca.
Algumas questões de infraestrutura são aplicadas nos servidores web. Como o NGINX, HTTPS, IPv6, HTTP/2 e SSL.
Realizando boas escolhas para esses dois tipos de parceiros, você dará um bom passo na otimização para mecanismos de busca do seu projeto digital.