NOTÍCIA

W3C lança esforço para substituir senhas

O novo trabalho de autenticação web do W3C permitirá o uso de fortes operações criptográficas no lugar da troca de senhas.

W3C lança esforço para substituir senhas
Imagem: Redação iMasters

O World Wide Web Consortium (W3C) está lançando um novo padrão na autenticação web que tem como objetivo oferecer uma alternativa mais segura e flexível para logins baseados em senhas na web.

Para muitos usuários, as senhas são chatas de usar e oferecem proteção fraca para suas interações – eles são frequentemente esquecidas ou definidas com combinações facilmente adivinhadas. Até mesmo senhas fortes podem ser perdidas em violações de dados ou serem alvos de ataques de phishing.

Leia mais:

O novo trabalho de autenticação web do W3C, baseado na submissão de APIs FIDO 2.0 Web, permitirá o uso de fortes operações criptográficas no lugar da troca de senhas.

Segundo Dr. Jeff Jaffe, CEO da W3C, o esforço da autenticação web irá complementar o trabalho da W3C em uma API de criptografia web e os trabalhos em curso sobre as especificações de segurança de aplicativos web.

A API WebCrypto fornece uma API JavaScript↳JavaScript116 conteúdosJavaScript em 2020: O que esperarDev (Back & Front) · jan 2020Campos públicos e privados em classes JavaScript – O que vem por aí no ESNextDev (Back & Front) · abr 201929 anos de JavaScript!Dev (Back & Front) · jan 2025Ver tudo em Dev (Back & Front) → para um conjunto padrão de operações criptográficas entre os navegadores. O trabalho em WebAppSec inclui melhorias para a experiência HTTPS e atualizações na política de segurança de conteúdo, permitindo que autores de aplicativos estabeleçam políticas para qual conteúdo ativo pode rodar em seus sites, protegendo-os contra injeção de código indesejado ou malicioso.

“Temos visto melhores muitos métodos de autenticação do que senhas, mas muitos sites ainda usam logins baseados em senha. A nova abordagem vai substituir senhas com maneiras mais seguras de fazer login em sites, como o uso de uma chave USB ou a ativação de um smartphone”, disse Wendy Seltzer, advogada e membro do W3C.

Com informações de Help Net Security

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →