A Telefônica/Vivo anunciou nesta quarta-feira, 28, o lançamento de um aplicativo de mensagens instantâneas e de voz para competir com o WhatsApp no Brasil. Chamado Tu go, o serviço já funciona na Inglaterra e em alguns países da América Latina, como Colômbia. “Ele tem tudo para rivalizar com o WhatsApp”, diz Amos Genish, presidente da Telefonica/Vivo. O anúncio aconteceu durante a Futurecom, evento de tecnologia e telecomunicações que acontece até quinta-feira, 29, em São Paulo.
A Telefônica/Vivo foi uma das primeiras operadoras a adotar uma postura contra o WhatsApp e outros serviços similares, como Viber. Durante a Futurecom, Genish voltou a defender “regras iguais para todos” ao abordar a competição entre as operadoras e os serviços de empresas de internet, conhecidos no mercado de telecomunicações com over-the-tops(OTTs). “Querer regras iguais não significa que queremos que a Anatel regule as OTTs”, disse o presidente da Vivo.
A operadora não anunciou quando o Tugo estará disponível para download e em quais plataformas o sistema vai funcionar. O app chega com algum atraso em relação a seu concorrente mais popular, o WhatsApp. Criado em 2009, o app se tornou símbolo da migração das pessoas das tradicionais mensagens SMS para as mensagens instantâneas. Atualmente, o WhatsApp possui 900 milhões de usuários em todo o mundo.
***
Com informações de Estadão