Desenvolvimento

15 fev, 2019

Startup cria Robô-advogado que interpreta leis

Publicidade

A startup canadense Ross Intelligence criou o primeiro robô-advogado do mundo. A criação surgiu dentro da Universidade de Toronto. O sistema usa a plataforma Watson, da IBM e é capaz de ouvir a linguagem humana, rastrear mais de 10 mil páginas por segundo e formular respostas muito mais rápido do que qualquer profissional.

A informação é da Revista Época Negócios, que explica que o robô foi criado em 2016 para atuar como assistente de pesquisa e pode responder perguntas simples (em inglês). Quanto mais o sistema for usado, melhores serão suas respostas, uma vez que o banco de dados será abastecido com novas informações.

Hoje, os algoritmos do robô permitem que ele considere a ideologia do juiz, as partes envolvidas no julgamento e os tribunais de onde vêm os casos, segundo a startup.

O Ross é capaz de rastrear em tempo real os resultados de julgamentos para alertar os advogados sobre qualquer novidade que possa representar um risco ou uma ameaça aos clientes. O robô também interpreta a jurisprudência a partir de casos armazenados em seu banco de dados.