Marketing Digital

2 fev, 2016

Publicações no Twitter caem pela metade nos últimos 2 anos

Publicidade

As APIs abertas a desenvolvedores do Twitter revelaram que desde 2014, a rede social teve uma queda de 50% no número de tweets publicados. Quem fez trouxe à tona, de forma sigilosa, esta informação foi um desenvolvedor parceiro do Twitter, que afirma analisar os hábitos de utilização na rede social desde meados de 2013.

Em junho de 2014, período da Copa do Mundo, a rede social chegou a ter 661 milhões de mensagens publicadas por dia. Já em janeiro de 2015, foram apenas 303 milhões de tweets, mesmo com a morte de artistas mundialmente conhecidos e eventos importantes do mundo do esporte, como a Bola de Ouro – situações em que a rede social costuma ter um boom de mensagens.

Em comunidado oficial, o Twitter nega tal afirmação. Apesar de não dar muitos detalhes, alegando ser política da empresa não comentar números e divulgações feitas por terceirosa, a empresa afirmou que esses dados não são corretos.

Leia mais:

Mas é preciso levar em consideração que a rede social sofre com um grande problema: as milhões de contas que apenas soltam bots. Essas contam geram tweets automaticamente em uma tentativa de espalhar spam, para ganhar dinheiro ilicitamente através de cliques fraudulentos, e, mais preocupante, para influenciar a discussão sobre temas como o terrorismo e a política. Em 2014, o Twitter admitiu que mais de 8% de suas contas era de bots, o que na época siginficava cerca de 23 milhões de usuários ativos. É possível que desde então, o número dessas contas tenha diminuído. E isso, claro, poderia ter influenciado nos resultados da análise feita pelo desenvolvedor anônimo.