Notícias

9 ago, 2022

Planejamento e programação simultâneos: GitHub Projects está disponível para todos os usuários

Publicidade

O GitHub se esforça para ajudar pessoas desenvolvedoras a fazer o melhor trabalho de suas vidas. Desde ajudar a proteger projetos facilmente com o Dependabot até permitir uma programação mais rápida com o GitHub Copilot, sua missão é facilitar a experiência de desenvolvimento.

Planejamento e rastreamento são etapas muito importantes para que as grandes equipes de desenvolvimento operem, além de serem essenciais para dar mais velocidade aos processos. À medida que times e projetos crescem, a forma de trabalhar evolui. Ferramentas que codificam uma metodologia específica são muito rígidas para se adaptarem a qualquer demanda que o momento exija. Com frequência, são criadas planilhas e arquivos do bloco de notas só para ter um espaço para pensar. Mas depois, o planejamento fica desconexo de onde o desenvolvimento acontece, e logo fica desatualizado.

O GitHub Projects conecta o planejamento diretamente ao trabalho que a equipe está criando no GitHub, e se adapta facilmente a qualquer coisa que o time precise. Criadas como planilhas, as tabelas de projeto proporcionam uma tela em tempo real para filtrar, classificar e agrupar problemas e pull requests. Também é possível utilizar o quadro de projetos que vem como complemento, junto com campos personalizados, para acompanhar sprints, planejar uma funcionalidade ou gerenciar uma atualização em larga escala.

O GitHub está anunciando a disponibilidade geral do novo e aprimorado Projects, desenvolvido pelo GitHub Issues. Desde o lançamento da versão beta publicada no ano passado, a plataforma ouviu feedbacks e entregou 15 registros de alterações a cada duas ou três semanas.

O novo Projects do GitHub permite:

  • Planejar, colaborar e acompanhar o trabalho próximo ao código em um local centralizado;
  • Manter a organização com campos personalizados e visualizações de tabelas ou quadros semelhantes a planilhas;
  • Ficar de olho no resultado com visibilidade do trabalho concluído e o que ainda falta ser enviado.

Detalhes sobre GitHub Projects

Com esse lançamento, é possível ter mais resultados com as tabelas, quadros, automações e gráficos do GitHub Projects . Confira:

Tabelas e quadros — um ponto de vista: para que a ferramenta de planejamento funcione bem, é necessário olhar para os dados por perspectivas diferentes. O novo GitHub Projects permite agrupar e selecionar problemas classificados por estágio, prioridade, status e pessoa.

Seus dados, suas decisões: seria pretensioso supor que todos os trabalhos de 83 milhões de desenvolvedores requerem o mesmo conjunto de metadados. Com o GitHub Projects, pode-se definir prioridades, rótulos, responsáveis, OKRs, revisores, estágios de controle de qualidade e outros inúmeros conceitos com um tipo de sistema que se adapta aos processos e fluxos de trabalho. É concentrar no trabalho real, não na contabilidade.

Gráficos rápidos para ótimos insights: gráficos úteis podem tornar os dados fáceis de entender e usar. Agora, é possível configurar e rastrear a velocidade do ciclo, o status atual do trabalho com visualizações complexas, como diagramas de fluxo cumulativo.

Robôs no comando para fazer o trabalho pesado: equipes de software não precisam mais gastar horas e horas atualizando issues, mantendo planilhas atualizadas e gerando relatórios de status. Com fluxos de trabalho integrados e APIs robustas, robôs podem ser usados para automatizar o máximo possível do processo, e deixando a equipe com mais tempo para os itens críticos.

O que vem por aí

Um produto como o GitHub Projects sempre estará em constante evolução. O GitHub se compromete a manter atualizações frequentes para os usuários. Pelos próximos seis meses, a plataforma pretende mudar o foco para melhorias contínuas dos cenários do dia a dia, além de fornecer os seguintes recursos de roadmap:

  • Dependências e relacionamentos. São necessárias maneiras melhores de vincular o trabalho que está sendo feito, como utilizar a hierarquia pai-filho, duplicar, criar dependências e bloquear relacionamentos em issues e projetos para manter todos da equipe alinhados.
  • Fluxos de trabalho mais ricos e complexos. No GitHub, a capacidade de script é uma chave primordial. Novos recursos de automação fornecerão gatilhos personalizados, condicionais e lógica de ação para adaptar o projeto às necessidades.
  • Layout da linha do tempo. Visualizar o trabalho em uma linha do tempo para poder compreender melhor a duração da tarefa e a ordem do trabalho que está à frente. A visualização também oferecerá suporte ao group-by para segmentar rapidamente o trabalho por equipe, iniciativa ou linha de produtos.
  • Experiência GitHub Mobile. É possível acessar projetos sem as restrições da área de trabalho. Abrir o aplicativo e trabalhar com Issues Projects de qualquer lugar e a qualquer hora.