Pesquisador do Google revela código que explora falha no Windows
Microsoft informou que estava investigando o problema.
Tavis Ormandy, pesquisador de segurança do Google, pediu “ajuda” para explorar uma falha do Windows em uma lista de discussão pública. A ajuda veio, e o pesquisador publicou no domingo um código que consegue explorar a vulnerabilidade. Com o código, qualquer usuário do Windows pode obter acesso administrativo, mesmo que utilizando uma conta de usuário sem essa permissão.
Pragas digitais podem usar a brecha para burlar as proteções do sistema e inutilizar o Controle de Contas de Usuário (UAC) ou o uso de uma conta limitada. Entretanto, quando as permissões do sistema são elevadas, o vírus possui mais opções para se instalar, além de poder desativar antivírus e outros softwares de segurança. Além do código disponibilizado por Ormandy, há outro disponível na web para tirar proveito da mesma falha.
Segundo o pesquisador, os detalhes técnicos da falha eram conhecidos desde março de 2013, mas nenhum código capaz de explorá-la havia sido desenvolvido.
A postura de Ormandy é chamada por especialistas de “revelação completa” (“full disclosure”, em inglês) e acontece quando detalhes de uma vulnerabilidade são divulgados antes que o desenvolvedor do software possa corrigir o problema.
O Google é a favor da “revelação responsável” (“responsible disclosure”, em inglês), na qual o desenvolvedor do software deve ser avisado de maneira particular antes que detalhes de uma brecha sejam divulgados. Além disso, a empresa adota uma política em que deve haver aviso prévio de pelo menos sete dias antes que detalhes sejam divulgados – prazo que seria insuficiente para a Microsoft, por exemplo, fornecer uma solução, uma vez que disponibiliza atualizações de segurança apenas uma vez por mês.
Entretanto, Ormandy publicou os detalhes da falha como pesquisador independente, sem usar o nome do Google. Ele é conhecido por revelar brechas sem aguardar o lançamento de uma atualização. Em 2010, Ormandy agiu da mesma forma com a Oracle↳Oracle22 conteúdosOracle lança Java 26 para aumentar produtividade de desenvolvedoresDev (Back & Front) · mar 2026Oracle oferece o primeiro cluster de computação em nuvem em escala ZettaDevSecOps · jan 2025Oracle abre inscrições para o ONE, programa gratuito de formação em tecnologia e inteligência artificialData · dez 2024Ver tudo em Data →, desenvolvedora do Java↳Java42 conteúdosNovidades do Java 26 (para desenvolvedores)Dev (Back & Front) · mar 2026Visual Studio Code para Java: o guia completo (dicas, configuração e extensões)Dev (Back & Front) · out 2025Quarkus: Modernizando a linguagem Java para a era da nuvemDev (Back & Front) · nov 2020Ver tudo em Dev (Back & Front) →, e também com a Microsoft, com outra falha no Windows.
Procurada pelo site Heise Security, a Microsoft informou que estava investigando o problema.
Com informações de G1
Logitech traz o G305 X Superlight ao Brasil com 130 horas de bateria
Logitech começou a vender o G305 X Superlight no mercado brasileiro em 16 de setembro. O preço sugerido ficou em R$ 449,90.







Redação iMasters





