NOTÍCIA

Para Microsoft, 97% dos e-mails são spam

Apenas três em cada 100 e-mails enviados em todo o mundo no segundo semestre de 2008  foram mensagens legítimas, e não anúncios de remédios, golpes bancários ou vírus de qualquer espécie. E parte da culpa por esses números pode vir exatamente do Brasil.

De acordo com um relatório, na média global, 8.6 em cada 1000 computadores estão infectados com algum tipo de programa malicioso que transforma uma máquina em uma “escrava” que fica enviando spams. No Brasil, essa média fica entre 20 e 24 computadores, a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Rússia. E quanto mais máquinas escravas, mais spams.

Para a Microsoft, um dos maiores motivos que permitem que isso aconteça é a falta de preocupação do usuário em manter seus programas e sistema operacional sempre atualizados.

A empresa exemplifica com números: 91% dos ataques que exploram vulnerabilidades na suíte Office têm correções disponíveis “há mais de dois anos” assim como uma falha de segurança no formato .PDF, da Adobe, que foi muito explorada por bandidos online nos últimos tempos que podia ser facilmente evitada com uma simples atualização de software.

Segundo aponta o Giga Blog, o risco é tão grande que Ed Gibson, chefe de segurança da Microsoft no Reino Unido, afirmou em entrevista para a BBC que um usuário que não mantém seus programas atualizados “não está apenas colocando seus dados em risco como ameaçando toda internet”.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →