NOTÍCIA

Oracle entra com apelação no caso de Java contra o Google

Caso se refere ao uso das APIs do Java pelo Google.

Oracle entra com apelação no caso de Java contra o Google
Imagem: Redação iMasters

O enorme litígio entre a Oracle↳Oracle22 conteúdosOracle lança Java 26 para aumentar produtividade de desenvolvedoresDev (Back & Front) · mar 2026Oracle oferece o primeiro cluster de computação em nuvem em escala ZettaDevSecOps · jan 2025Oracle abre inscrições para o ONE, programa gratuito de formação em tecnologia e inteligência artificialData · dez 2024Ver tudo em Data → e o Google entrou em uma nova fase, com a Oracle afirmando que vai entrar com pedido de apelação no caso de uso do Java↳Java42 conteúdosNovidades do Java 26 (para desenvolvedores)Dev (Back & Front) · mar 2026Visual Studio Code para Java: o guia completo (dicas, configuração e extensões)Dev (Back & Front) · out 2025Quarkus: Modernizando a linguagem Java para a era da nuvemDev (Back & Front) · nov 2020Ver tudo em Dev (Back & Front) → contra o Google.

Uma breve recapitulação do caso: depois que a Oracle adquiriu a Sun Microsystems e adquiriu os direitos do Java, ela processou o Google em 2010, dizendo que o gigante das buscas violou direitos autorais e patentes relacionados ao Java. O caso foi para julgamento em 2012. Inicialmente, a Oracle perdeu, mas conseguiu manter parte de seu caso com recurso. A única questão no segundo julgamento foi saber se o Google violou o uso das APIs no Java. Em maio, um júri decidiu a favor do Google, afirmando que o uso do Google das APIs foi protegido por “uso justo”.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/oracle-quer-receber-us-93-bilhoes-do-google-por-quebra-de-patente/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/oracle-perde-mais-uma-vez-para-google-em-processo-sobre-apis-do-java/?trace=824205206&source=news-search]

Para o Ars Technica, o apelo da Oracle não é nenhuma surpresa, mas provavelmente será um tiro no escuro, já que a questão do uso justo é subjetiva e coloca o Google em vantagem.

O caso voltará ao Federal Circuit, a mesma corte que deu a última decisão favorável ao Google.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →