NOTÍCIA

Nuanti leva HTML5 e Ogg Theora ao Silverlight

Nuanti, uma empresa que desenvolve tecnologias de navegação na web, produziu um decodificador de alta performance em Ogg Theora para o Silverlight da Microsoft. Chamada de Highgate Media Suite, a novidade vai ativar suporte para padrões baseados em streaming de vídeo em HTML5↳HTML45 conteúdosA importância do HTML e CSS para quem trabalha com UI Design e Design SystemProduto & UX · dez 2024Como hostear seu site HTML gratuitamente com GitHub PagesDev (Back & Front) · jun 2025SQL Server – Como criar um versionamento de código das suas Stored Procedures em HTML e com comentários da alteraçãoData · nov 2020Ver tudo em Dev (Back & Front) → com Theora em navegadores com Silverlight. O funcionamento acontece sem a necessidade de instalação de qualquer software adicional.

De acordo com o desenvolvedor da Nuanti, Alp Toker, a empresa planeja abrir o código-fonte com o objetivo ampliar a adoção de tecnologia de vídeo aberta e livre na web. 

Apesar de fabricantes de browser, incluindo a Microsoft, já terem reconhecido a valor do HTML5, eles ainda não chegaram a um consenso a respeito de um codec individual. Opera e Mozilla apoiam o Ogg Theora, um codec projetado para ser livre de patentes, mas Apple e Google suportam para o codec h.264, que não pode ser usado livre de royalties.

A Microsoft ainda não implementou suporte a vídeo tag no Internet Explorer. O framework da Nuanti poderia ajudar a aumentar a adoção do Theora e capacitar usuários do IE de consumirem conteúdo em vídeo com HTML5.

Alp Toker detalha mais o projeto em um recente post em seu blog. 

Com informações de Ars Technica

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →