Desenvolvimento

14 fev, 2019

Novo assistente automatizado da Mozilla busca erros de programação no Firefox

Publicidade

A Mozilla anunciou uma novidade que busca diminuir os erros de programação do Firefox. Nomeado de Clever-Commit, o assistente detecta divergências em códigos fonte que aparecem no navegador. O seu desenvolvimento é uma parceria com a desenvolvedora de jogos Ubisoft.

Sua função é analisar as mudanças de código feitas por programadores na base de dados do Firefox. Ele compara o novo código com uma base de dados de erros de sistema que já foram encontrados e corrigidos. Caso haja suspeita de que existe um erro, o desenvolvedor do código recebe um aviso. O Clever-Commit também irá sugerir correções para os bugs que encontrar.

A intenção inicial da empresa é usar esse sistema para análise inicial dos códigos, porém, com o tempo, ele será introduzido em outras fases do processo de programação e desenvolvimento dos sites.

O sistema é baseando-se no trabalho do laboratório de pesquisa da Ubisoft, que já criou o Commit-Assistant, sistema cuja função era similar a do Clever-Commit. Ele conseguiu encontrar quase 70% de erros nos programas da Ubisoft.