Desenvolvimento

9 mai, 2018

Novidades para devs direto do Google I/O 2018 – Dia 01

Publicidade

O final de abril e inicio de maio é conhecido como a época das grandes conferências. As gigantes Google, Microsoft e Facebook, fazem suas conferências oficiais neste período. E ontem, 08/05, foi o dia da Google revelar suas principais novidades.

Fizemos uma lista com as novidades mais interessantes para os desenvolvedores e você pode conferir agora.

Inteligência Artificial e Google Assistente

Nunca a empresa falou tanto de AI como neste ano. Durante a apresentação inicial, foi mostrado um novo recurso para o Gmail, que consegue prever – de forma assustadora – o que o usuário está querendo digitar. É só iniciar uma frase que o restante será “automagicamente” completado. Imagine como este recurso pode ser utilizado em futuras aplicações.

Já o Google Assistente terá reconhecimento de voz mais apurado e o exemplo demonstrado foi através do Duplex, que faz ligações para pessoas reais e consegue conversar naturalmente, sem a pessoa do outro lado da linha notar. Este recurso foi demonstrado através de uma ligação para um salão de beleza – chega a ser assustador.

Android P

Não foi desta vez que o nome foi revelado, mas a versão beta já disponível para algumas fabricantes, como Xiaomi e Sony. A grande novidade aqui, foi a demonstração do controle de gestos. Cada vez mais o Android está abandonando os botões digitais e adotando gestos para navegação e controle dos principais recursos.

Algumas mudanças visuais também foram implementadas, como a mudança da barra de pesquisa, da parte superior para a inferior, e o controle de som, que agora fica na lateral.

Google Maps

Agora o Maps esta mais inteligente e consegue indicar novos locais para o usuário baseado em sua rotina de uso. Como falei no inicio do texto, o Google esta empenhado em deixar a AI de suas aplicações cada vez mais avançadas.

Outra novidade é a integração do Maps com a câmera do smartphone, que agora trabalha com realidade aumentada para mostrar em tempo real as informações da rota, inclusive melhorando a localização do GPS.

Foi demonstrado ainda o uso de um assistente visual em forma de raposa, que ajuda o usuário andar pelo trajeto.

Hoje tem mais!

O Google I/O 2018 ainda não terminou, e durante todo o dia de hoje estaremos ligados nas principais novidades que podem ajudar o devs em seus futuros projetos.

Deixe nos comentário o que achou desses anúncios.