DevSecOps

18 mar, 2024

NordVPN lança verificador de links gratuito para proteger usuários

Publicidade

A NordVPN, empresa de segurança cibernética, apresentou o Link Checker, ferramenta manual para verificação de URL que permite aos usuários examinar a segurança de um site antes de visitá-lo. A solução é gratuita, vai ao encontro tanto de empresas quanto de indivíduos e não requer a criação de uma conta especial ou inscrição em uma assinatura. É preciso apenas copiar e colar o link na plataforma e aguardar uma mensagem, dizendo se o endereço eletrônico é mal-intencionado ou não.

O Link Checker incorpora informações de 95% dos domínios mais populares imitados por cibercriminosos, que costumam usar variações falsas para disfarçar golpes ou malware. A ferramenta já está disponível para todos os navegadores e dispositivos.

“Sites maliciosos estão se tornando mais difíceis de detectar a olho nu. Truques de tipografia conhecidos, como substituir Amazon por Arnason em uma URL, que funcionaram para domínios conhecidos, agora foram atualizados para elementos suspeitos escondidos sob um encurtador de URL, muitas vezes fazendo com que sites de phishing pareçam legítimos. O Link Checker é uma resposta à crescente escala e complexidade dessas tentativas no universo on-line”, afirma Vykintas Maknickas, chefe de estratégia de produto da NordVPN.

Ataques versus proteção inovadora

Geralmente, o simples fato de clicar em um link malicioso já basta para o dispositivo estar vulnerável a um ataque de download drive-by, infectando-o com malware ou botnets que irão criptografar ou roubar dados pessoais.

Para coletar informações sobre sites maliciosos, o Link Checker emprega o próprio modelo de aprendizado de máquina da NordVPN, que foi criado para reconhecer padrões de phishing de dia zero implantados em sites. Além disso, o modelo proprietário usa o banco de dados de inteligência da empresa para identificar sites falsos que pretendem atrair usuários para esses golpes.

Link Checker é o segundo produto experimental desenvolvido pela NordLabs, uma plataforma para explorar tecnologias emergentes e criar ferramentas e serviços para garantir a segurança e privacidade dos usuários da internet. A ferramenta permite acesso exclusivo a projetos inovadores desenvolvidos pela equipe de desenvolvedores da NordVPN. Em 2023, a organização apresentou seu primeiro projeto experimental chamado Sonar, uma extensão de navegador habilitada para IA, a fim de detectar e-mails de phishing.

“Entre as maiores vantagens do Link Checker está sua natureza dupla. Combinando técnicas proprietárias de aprendizado de máquina com o banco de dados Nord Security Intelligence, a solução oferece uma das fontes de dados mais inclusivas para detectar URLs prejudiciais”, conclui Maknickas.