Mobile

10 dez, 2015

Microsoft lança Cortana oficialmente para iOS e Android

Publicidade

Após meses de testes e feedbacks, a Microsoft disponibilizou sua assistente digital Cortana oficialmente para iOS e Android. A empresa lançou a Cortana originalmente apenas para Windows Phone no ano passado, mas o serviço evoluiu para uma nova forma de conectar PCs com Windows 10 a smartphones rodando Android ou iOS.

O lançamento aconteceu ontem nos EUA e na China, com novos aplicativos da Cortana que permitem que os usuários do Windows 10 compartilhem dados entre PCs, celulares com Android e iPhones. Apesar de a versão Windows da Cortana ainda ser mais poderosa do que as versões para iOS e Android, a Microsoft vem trabalhando em formas de melhorar a integração em plataformas rivais. A empresa firmou uma parceria com a Cyanogen no início deste ano, e agora está claro que a Cortana é uma parte fundamental desse acordo.

Leia mais:

“Eles vão pegar a experiência base do Android [da Cortana] e integrá-la”, explicou Marcus Ash, gerente de programa da Cortana na Microsoft. Os aplicativos para iOS e Android vão lidar com os conceitos básicos da Cortana para rastrear voos, pacotes, interesses, tempo e lembretes, mas a versão para Cyanogen terá suporte para “Hey Cortana”, que ativa a assistente apenas com a voz. A integração com a Cyanogen também permite que a Cortana alterne os modos de rede, ligue um dispositivo, ative o modo silencioso e outras funcionalidades.

A Microsoft habilitou muitas dessas características na versão Windows da Cortana, mas as restrições de desenvolvedor com Android e iOS significam que é mais difícil de integrar plenamente Cortana. A Cyanogen parece ser uma resposta, mas isso não impede que a Microsoft tente melhorar a Cortana no iOS e no Android. “Nós começamos com alguns dos cenários de comunicação, e pensamos em como podemos fazer mais nesse sentido”, disse Ash. A Microsoft também está investindo fortemente na ideia de “continuação de tarefa”, na qual você pode compartilhar dados e retomar atividades ou tarefas em múltiplos dispositivos.

Parte dessa ideia estreou ontem hoje com a capacidade de responder a chamadas não atendidas com uma mensagem de texto no Windows 10 e em dispositivos Android. É um pequeno exemplo de como a Cortana pode rodar em diferentes dispositivos e mantê-los em sincronia de forma inteligente. Isso ainda não estará disponível no iOS devido às restrições dos desenvolvedores da Apple.

Com informações de The Verge