Android

25 ago, 2014

Mercado Android se fragmenta em 19 mil dispositivos e 7 versões de SO

Publicidade

A fragmentação do ecossistema de dispositivos usando o sistema operacional móvel Android, da Google, quase duplicou de tamanho em um ano. Segundo novo estudo divulgado pela OpenSignal, o número de diferentes dispositivos usando o SO saltou de 11 mil em 2013 para praticamente 19 mil em 2014.

Considerada o calcanhar de Aquiles da plataforma, por trazer complexidade para lidar com tantos dispositivos e tantas versões diferentes do sistema operacional, a fragmentação é criticada pela concorrência – leia-se Apple – e minimizada pelos fabricantes que adotaram o Android. E, pelo estudo da OpenSignal, é muito mais complexa do que imaginavam os dois lados.

Android vs Apple

Enquanto que no universo Apple 91% dos usuários já utilizam a última versão do sistema operacional (iOS 7), 8% usam o iOS 6 e 1% usam as outras, no universo Android o cenário está distribuído em 7 diferentes versões do sistema operacional da Google, sendo que a mais recente está instalada em apenas 1/5 do total de dispositivos.

Segundo o estudo, o Android 4.4 (Kit Kat) equipa 20,4% de todos os dispositivos. A versão anterior do Android, batizada de Jelly Bean, e suas três variações, está em 54,2% dos dispositivos – Jelly Bean 4.1 (26,5%); Jelly Bean 4.2 (19,8% ) e Jelly Bean 4.3 (7,9%). De todas as versões do sistema operacional lançadas até hoje, a mais antiga ainda em atividade é a 2.2 (Froyo) em apenas 0,7% dos dispositivos. Em seguida vem o 2.3.3 (Gingerbread) com 13,6%; e o 4.0.3 (Ice Cream Sandwich), com 10,6%.

Samsung domina

Do ponto de vista de participação de marcas de fabricantes, a Samsung ainda domina o mercado Android, sendo dona de 43% do market share (contra 47% do ano anterior). As concorrentes LG, Motorola, Sony, Huawei e Lenovo cada qual tem uma fatia similar do mercado (média de 4,7%) deixando o restante para dezenas de outras marcas.

No site do estudo é possível “brincar” com os gráficos interativos gerados a partir do big data de números coletados pela Open Signal. A empresa usou dados gerados pelas pessoas que baixaram seu aplicativo Android para mapear versões do sistema operacional, tamanhos de telas e localização, entre outras coisas. Foram coletados dados de mais de 600 mil dispositivos.

Um ponto no entanto conta a favor da fragmentação: permitiu a um grande número de fabricantes oferecer os dispositivos e isso, entre outros fatores, foi determinante para que o Android superasse o iOS em uso da web este ano pela primeira vez.

***

Com informações de Computer Wolrd