Tecnologia

Tecnologia

Manual Blockchain realiza encontro em São Paulo sobre Ethereum e Smart Contracts

24 jul, 2018
Publicidade

O Manual Blockchain, agregador de conteúdos colaborativos sobre inovação e tecnologias transformadoras, realiza no dia 31 de julho, às 19 horas, o MeetUp Ethereum e Smart Contracts, no restaurante Café Journal, em São Paulo.

O encontro é voltado para o público leigo que deseja aprender mais sobre o tema e também para os especialistas e investidores, que já possuem experiência no assunto e desejam dividi-las e enriquecer o evento. “O intuito deste MeetUp é promover a troca de experiências, resolução de dúvidas, realizar novos apontamentos e dar espaço para o surgimento de novas ideias a partir de palestras com renomados estudiosos do assunto”, afirma Alex Correa, CEO do Manual Blockchain.

Um contrato inteligente tem como principal diferencial o não envolvimento humano de maneira direta. Em vez de escrito em um papel, ele é implementado com linguagem de programação. Neste protocolo, são definidas regras e consequências estritas, do mesmo modo que um documento jurídico, declarando as obrigações, os benefícios e as penalidades dos envolvidos.

Além disso, um contrato inteligente é capaz de obter informações, processá-las e tomar as devidas ações previstas de acordo com as regras do contrato.

Alguns empréstimos bancários contratados de forma eletrônica representam um bom exemplo do seu uso: quando ele não é quitado no prazo, os juros incidem automaticamente e os valores passam a ser debitados diretamente na conta corrente do devedor.

Programação

O primeiro palestrante da noite será Carlos Rischioto, líder técnico da plataforma de Blockchain da IBM no Brasil e membro do Comitê de Estudo Especiais para BlockChain da ABNT, da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), da ACM (Association for Computing Machinery) e da IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers). Rischioto vai abordar casos de sucesso internacionais e pilotos brasileiros, ainda em fase de implementação. Ele destacará o uso da plataforma hyperledger na elaboração dos contratos inteligentes.

Está claro que a tecnologia do blockchain pode trazer mais segurança e confiabilidade nas transações de negócios, podendo reduzir custos e a necessidade de intermediações. O uso dos SmartContracts pode potencializar tais benefícios e adicionar uma camada de automação na execução de contratos e transações”, afirma o especialista.

Henrique Leite, engenheiro de software e fundador do Go Blockchain, será o segundo palestrante da noite. Ele falará sobre as vantagens e desvantagens de um contrato inteligente, uma vez que ainda há muitos mitos sobre o tema. “Por serem os principais responsáveis por realizar os registros das transações dentro do blockchain, os smart contracts são ferramentas essenciais para o funcionamento de todo o mercado de criptomoedas. Mas eles trazem vantagens que vão além desse universo, como rapidez, segurança, comodidade e controle”, diz ele.

Hackaton Pocket

Além das palestras, haverá uma dinâmica promovida pela Shawee, empresa especializada em Hackaton. O objetivo é que o público reserve 30 minutos para discutir soluções em Blockchain, para diversos setores.

Serviço

  • Evento: MeetUp Ethereum e Smart Contracts
  • Data: 31/07, às 19 horas
  • Local: Café Journal – Alameda dos Anapurus 1121 – Moema, São Paulo – SP
  • Inscrições: Para participar, é preciso realizar a reserva da vaga. O valor do investimento (R$ 50,00) será revertido totalmente para o próprio participante, em criptomoedas, por meio de um gift card da empresa parceira CoinWISE.