NOTÍCIA

Loja virtual para comercialização de conteúdo digital estreia hoje no Brasil

A Abril Mídia lança hoje a primeira loja online brasileira que vende livros, revistas e jornais digitais para iPad e outros dispositivos. Chamado de iba (fruto em tupi-guarani), o serviço oferece 6 mil livros eletrônicos de 170 editoras, 17 jornais e 25 revistas digitais.

Segundo Ricardo Garrido, diretor de operações da loja online, o iba é uma banca virtual simples de acessar e de usar, que permitirá aos usuários de tablets e PCs baixar e ler suas publicações favoritas no formato digital. No site, é possível tanto comprar uma edição avulsa quanto assinar um título. O pagamento é feito por meios convencionais para compras na web, como o uso de cartões de crédito.

Para ler as publicações baixadas, os usuários devem instalar um aplicativo em seu iPad ou PC. A leitura pode ser iniciada em um dispositivo e terminada em outro. De acordo com Garrido, até o mês de abril, uma versão do app para tablets com Android↳Android46 conteúdosAndroid push notifications com Quasar Framework, Firebase e integração com WordPressDev (Back & Front) · mai 2019O X do Xamarin Forms – O guia das funcionalidades nativas - Parte 02: AndroidDev (Back & Front) · abr 2019Modularização de AndroidDev (Back & Front) · ago 2019Ver tudo em Dev (Back & Front) → estará disponível.

Além disso, o iba é uma alternativa à venda tradicional de publicações digitais através da iTunes e da App Store. Desde a estreia do iPad, em 2010, muitas editoras viram no tablet da Apple uma oportunidade de distribuir seus conteúdos na plataforma digital, mas com altos custos. A Apple impõe às editoras o pagamento de 30% do valor de cada venda, que ainda precisam bancar os custos de hosting e de download dos arquivos.

Apesar de já existem outros bem-sucedidos negócios de venda de publicações eletrônicas no Brasil, como a Gato Sabido (mais de 7?mil títulos) e a Saraiva (6?mil), eles se restringem a livros, o que torna o iba pioneiro ao negociar revistas e jornais e lidar com toda a cadeia comercial.

A proposta do iba é equilibrar os interesses dos consumidores e das editoras: quem publica livros, revistas ou jornais pode oferecê-los por seus próprios canais de vendas e também pelo iba. O portal publica conteúdos em múltiplos formatos, como PDF, ePUB, DigitalPages e WoodWing. Para as vendas realizadas pelo iPad, o aplicativo abre um link no navegador Safari para o pagamento, sem passar pelo sistema de cobrança da Apple.

Na estreia, o serviço oferece um pacote de benefícios gratuitos aos atuais e novos usuários. Quem já tem cadastro na loja poderá baixar até o dia 16 de abril até cinco revistas e ler uma edição de jornal por dia gratuitamente. “Também oferecemos uma coleção de literatura brasileira, com obras resenhadas pela revista Bravo, que poderá ser baixada sem custo na loja virtual”, diz Garrido. Ao todo, o usuário poderá fazer o download de 10 livros sem pagar nada por eles.

Para Ricardo Garrido, o iba será uma loja de distribuição de conteúdo digital para múltiplas plataformas. Por isso, além do app para PCs com Windows e iPad e da versão para Android, que estreará em abril, uma versão do aplicativo para computadores com Mac OS e um webapp em HTML 5 (para leitura em qualquer navegador) serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses.

Com informações de Info

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →