DevSecOps

18 nov, 2015

Instagram aperta cerco contra apps de terceiros após roubos de senhas

Publicidade

O Instagram anunciou ontem que vai realizar amplas revisões na sua política de API. Como resultado, vários aplicativos de terceiros associados à rede social serão inviabilizados, e os que restarem terão que se adequar a sérias restrições.

instagram

De acordo com a empresa, as mudanças estão sendo feitas para melhorar o controle dos usuários sobre seu conteúdo e estabelecer um ambiente mais sustentável ao redor de experiências autênticas na plataforma.

Na prática, isso significa que o Instagram vai parar de receber novos pedidos de aplicativos que desejam se integrar ao serviço. Em dezembro, quando os apps de terceiros puderem utilizar a plataforma, somente algumas funções serão permitidas – entre elas estão apps para edição de fotos e serviços que pegam fotos que o usuário postou. Entretanto, o Instagram não vai permitir o funcionamento de aplicativos que puxam todo o feed do usuário. Apps existentes terão até 1º de junho para se adequar às novas políticas da rede social e se submeterem ao novo processo de revisão.

Leia também:

A decisão de promover essas mudanças chega poucos dias depois de o app InstaAgent ser pego coletando senhas e nomes de usuários, comprometendo centenas de milhares de usuários. O Instagram não foi o responsável pela falha de segurança e alerta usuários sobre o perigo de apps de terceiros para acessar a rede social. O app foi removido da Google Play e da App Store para iOS.

Com informações de The Verge