DevSecOps

11 nov, 2015

Apple e Google removem app que roubava dados de usuários do Instagram

Publicidade

Apple e Google removeram um dos mais populares clientes para Instagram de suas app stores, após a descoberta de que ele estava roubando senhas de usuários e postando fotos sem permissão. Além disso, o app de terceiros InstaAgent estava armazenando nomes de usuários do Instagram e senhas de uma forma criptografada, antes de enviá-los para servidores desconhecidos. A descoberta foi feira pelo desenvolvedor David L-R, que a postou no Twitter ontem à noite.

instagram

O Google respondeu rapidamente à revelação, removendo o app da Play Store, enquanto a Apple excluiu o aplicativo de sua app store algumas horas depois da descoberta.

Leia também:

Apesar de o Instagram não recomendar o uso de apps de terceiros para acessar seu perfil na rede social, o InstaAgent prometia features extras para seus usuários, incluindo a habilidade de ver quem estava visualizando seu perfil.

O app foi excluído, mas deixou centenas de milhares de contas do Instagram comprometidas. Embora não tenha sido muito popular nos EUA, o InstaAgent se destacou entre os apps gratuitos na App Store no Reino Unido e no Canadá antes de ser removido pela Apple. Na Play Store, ele registrou entre 100 mil e 500 mil downloads.

Com informações de The Verge