NOTÍCIA

Governo lança ferramentas para promover acessibilidade digital

Soluções de acessibilidade foram divulgadas em reunião com representantes dos ministérios.

Governo lança ferramentas para promover acessibilidade digital
Imagem: Redação iMasters

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão lançou a ‘Cartilha de Boas Práticas para Acessibilidade Digital na Contratação de Desenvolvimento WEB’ e a nova versão do ASES para Web – Avaliador de Acessibilidade de Sítios. As ferramentas, que têm como objetivo impulsionar a acessibilidade na Internet, foram apresentadas aos gestores dos órgãos que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) na terça-feira.

De acordo com Hudson Mesquita, coordenador-geral de padrões de governo digital da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a cartilha servirá como guia inicial na implementação das recomendações de acessibilidade previstas no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). A cartilha também vai auxiliar os órgãos a adicionar os itens necessários para cobrança de acessibilidade em seus sistemas, portais e páginas Web, desde a concepção do termo de referência até as sanções que poderão ser aplicadas.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-ferramenta-para-devs-testarem-acessibilidade-de-apps-android/]

Mesquita acrescentou que o ASES para Web – Avaliador de Acessibilidade de Sítios permite avaliar a acessibilidade de páginas Web, conforme critérios de sucesso interpretados do eMAG. O software avalia páginas online e salvas no computador, utiliza em suas avaliações ferramentas homologadas pelo W3C (Avaliador de Sintaxe HTML e CSS), e gera o resultado da avaliação em formato pdf e HTML. “Essas ferramentas vão ajudar no alinhamento de projetos web, e é importante lembrar que a lei de acessibilidade está mais rígida e quem não atender pode responder por crime de responsabilidade”, alertou.

No Brasil, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% da população brasileira.

 Para conhecer mais sobre os recursos que podem implementar a acessibilidade nos portais e sítios da Administração Pública Federal, visite a página de acessibilidade.

Interessados em colaborar com o projeto, podem acessar o código-fonte do software na comunidade do ASES no Portal do Software Público.

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil