Google ainda não considera versão mobile do site para ranqueamento
Porta-voz do Google anunciou que ainda são os fatores de ranqueamento aplicados aos sites desktop que determinam o posicionamento na SERP de sites mobile.

Na conferência SMX Advanced, realizada no início do mês nos Estados Unidos, o porta-voz do Google Gary Illyes anunciou que, até segunda ordem, ainda são os fatores de ranqueamento aplicados aos sites desktop que determinam o posicionamento na SERP de sites mobile. Ou seja, o robô do Google rastreia conteúdo, page speed e links de seu site desktop e interpreta que o mesmo deve valer para o seu site mobile, atribuindo sua relevância e colocando-o na posição mais conveniente.
Essa declaração teve bastante repercussão na comunidade do marketing digital↳Marketing digital4 conteúdosSEO por Elas 2025: Impulsionando e promovendo mulheres no Marketing DigitalMarketing Tech · fev 2025Por que ter um site ainda é relevante em 2025?Marketing Tech · fev 2025SoulCode Academy abre inscrições para cursos gratuitos de Martech e Java Full StackDev (Back & Front) · abr 2022Ver tudo em Marketing Tech →, pois muitos consideraram que, se um webmaster deseja, por exemplo, que o robô faça uma leitura de seu site desktop como sendo sobre um conteúdo X, mas na verdade quer entregar no mobile um conteúdo Y, ele conseguiria facilmente, caso o Google não fizesse a leitura das duas versões de seu site. Entretanto, Illyes já se posicionou em relação a esse fato: afirmou que a empresa ativou sua equipe de Caçadores de Spam para vasculhar se casos como esse vem acontecendo e, surpreendentemente, não encontrou nada alarmante. Ele acrescentou que essa não é uma decisão definitiva, que sites fraudulentos poderão e serão punidos manualmente e, caso seja necessário seu uso, uma versão do robô voltada exclusivamente para sites mobile já está em teste.
É importante ressaltar que essa notícia não contradiz a atualização do Google divulgada mais no início do ano, que declarou que sites que não possuíssem versão mobile ou não fossem responsivos perderiam posições. Isso porque apesar de, como citado acima, fatores como conteúdo, page speed e links ainda serão rastreados via versões desktop, um único e importantíssimo fator citado por Gary Illyes que não se aplica exclusivamente aos sites desktop é a experiência do usuário↳UX33 conteúdosUX e IA: Transformando Experiências Digitais com Inteligência ArtificialProduto & UX · jan 2025UX, IA e Front-End: quando experiência, inteligência e código se encontram para criar o futuro digitalProduto & UX · jul 2025Novidades em UX/UI para 2025: O futuro do design de experiências digitaisProduto & UX · abr 2025Ver tudo em Produto & UX →. Assim, é praticamente impossível que um site tenha uma boa usabilidade em dispositivos móveis caso não tenha uma versão mobile ou seja responsivo.
Com informações de Conversion
Gemini está redesenhando o sistema antes da contraofensiva IA da Apple
Ele caminha para se tornar uma camada conversacional onde o Gemini intermedia praticamente toda interação entre usuário, apps e serviços.









Redação iMasters





