A Fundação Linux anunciou o Extended Linux Learning Foundation Scholarship Program (programa de bolsas da fundação de educação continuada de Linux). A novidade é uma parceria com a Goodwill Central Texas, uma instituição de capacitação profissional americana para oferecer cursos de capacitação em Linux e sistemas de código aberto para comunidades carentes.
O programa oferecerá bolsas de estudo para cursos de Introdução ao Linux e Aspectos Essenciais de Administração de Sistemas. Embora esteja inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos, a fundação disse pretender expandir o programa para o resto do mundo.
Leia mais:
- Microsoft lança certificação para Linux
- Facebook lança programa que incentiva início na carreira em programação
- 5 tendências de carreiras para área de TI
Os alunos também poderão prestar gratuitamente os exames de certificação da Linux Foundation para Administradores de Sistemas. O público-alvo do programa são alunos adultos de ensino médio de escolas públicas – grosseiramente equivalente aos alunos dos programas de Ensino de Jovens Adultos brasileiros.
Segundo a Wired, o program tem um benefício duplo: para os estudantes, ele possibilita treinamento e capacitação para atuar num mercado com salários bastante atraentes. Para o mercado, ele também é vantajoso, pois aumenta o número de profissionais capazes de atuar nas quais a demanda por mão-de-obra é atualmente menor que a oferta.