Desenvolvimento

20 fev, 2019

Fundação JS lança o Dojo5

Publicidade

No final de janeiro, o Dojo, um framework progressivo de aplicativos da Web modernos, lançou o Dojo5, que traz uma quantidade significativa de correções de erros e melhorias em recursos e ferramentas. A informação é da agência InfoQ.

O Dojo5 injeta automaticamente os polyfills somente nos navegadores que precisam deles, facilita uma experiência de construção e desenvolvimento, simplifica o teste de modelos de visualização e aproveita a versão mais recente do TypeScript.

Essa iteração visa permitir que os desenvolvedores enviem mais rapidamente uma base de código menor e mais robusta para mais navegadores.

Desempenho

Dojo 5 procura melhorar o desempenho servindo menos JavaScript. Isso é feito otimizando o empacotamento e o carregamento de polyfills.

Se um aplicativo não usar um recurso de navegador polifilled, ele não carregará o polyfill correspondente. Como alternativa, se o navegador de destino tiver suporte nativo para o recurso polifilled, o polyfill não será incluído.

Recursos Dojo5

O Dojo5 também fornece colletion of shims com polyfills adicionais para recursos como Fetch, Intersection Observer, Web Animations e Resize Observer. Esses polyfills não precisam ser explicitamente incluídos em um aplicativo Dojo.

Além disso, o novo recurso Dojo Blocks permite a execução de cálculos no Node.js no momento da criação. O resultado de tais cálculos é, então, disponibilizado em tempo de execução no navegador.

Operações

Algumas operações de construção, que anteriormente exigiriam tecnologias não-padrão e uma configuração possivelmente complexa, agora podem ser realizadas aproveitando apenas o JavaScript.

Os novos Assertion Templates têm como objetivo tetar a unidade Dojo widgets mais facilmente. Como o Dojo usa um virtual DOM, testar o que um widget renderiza pode significar testar em uma estrutura de dados opaca específica do Dojo.

Com os Assertion Templates, os desenvolvedores do Dojo não precisam entender os detalhes da implementação do virtual DOM do Dojo. Em vez disso, eles podem escrever asserções comparando um modelo real com um modelo esperado.

Funcionalidades

Com o Dojo 5, os middlewares para as Dojo stores agora podem ser executados não apenas após as operações de atualização, mas também antes que tal atualização ocorra. A funcionalidade extra pode permitir a inclusão de recursos personalizados úteis em lojas, como o recurso de armazenamento em cache.

O Dojo 5 também oferece suporte estendido a roteamento de tempo de construção, simplificou a operação de seu servidor de desenvolvimento e suporta versões do TypeScript de 2.6.x para 3.2.x.

A maioria dos usuários deve poder migrar para o Dojo 5 instalando a versão mais recente da CLI e executando o seguinte comando: dojo upgrade app. O Dojo também disponibilizou um guia de migração detalhado. A equipe do Dojo também receberá alguns workshops ao vivo gratuitos.

O primeiro workshop está programado para ser em Londres no dia 1º de maio. Os desenvolvedores podem revisar exemplos de Dojo disponíveis em code playgrounds, a documentação atualizada e o repositório dedicado do GitHub.