DevSecOps

16 jan, 2013

Fedora 18 é lançado e traz Cinnamon como opção de desktop

Publicidade

Chamado de Spherical Cow, o Fedora 18 foi lançado oficialmente e traz várias melhorias. Entre elas está a possibilidade de optar pelos desktops Mate e Cinnamon, que ganharam bastante popularidade com o Linux Mint, além dos mais tradicionais Sugar e XFCE.

fedora18

Além disso, o Anaconda, serviço de instalação do sistema, foi completamente remodelado. Segundo os desenvolvedores da Red Hat, ele foi totalmente reconstruído. O Fedora 18 também ganhou uma nova ferramenta para upgrade.

Como de costume, a nova versão traz diversas correções de bugs e melhorias de estabilidade em recursos. Exemplo disso são os avanços do Fedora na sua integração com o gerenciamento de áreas de trabalho (Workspaces). De acordo com as notas da nova versão, elas agora oferecem um nível muito maior de integração com o restante do sistema.

Agora, os usuários não precisarão mais reiniciar o computador ao aplicar alguma atualização crítica de segurança ao sistema. Por meio de uma nova ferramenta, atualizações poderão ser aplicadas sem conexão com a Internet.

A equipe de desenvolvimento também trabalhou em várias soluções voltadas para a virtualização e para o armazenamento de dados na nuvem. Entre os destaques está o aplicativo OpenStack, que fornece as ferramentas para que os usuários coloquem no ar sua própria plataforma na nuvem. O oVirt Engine é a solução padrão do Fedora 18 para quem deseja virtualizar sistemas e fazer testes de programas, recursos e modificações em nível avançado em software.

Com informações de Techtudo