Desenvolvimento

8 fev, 2013

Equipe de desenvolvimento libera KDE 4.10

Publicidade

A equipe de desenvolvimento do KDE liberou a mais nova versão de um dos principais ambientes de desktop Linux, e que inclusive veio com a premissa de ser o “mais rápido ambiente de desktops para Linux”, o KDE 4.10.

Esta versão traz muitas melhorias, além de um detalhismo incrivelmente bonito na interface do usuário, o que o torna um dos ambientes de desktop mais belo, estável e maduro.

Dentre as novidades, destaca-se o Menu Global, que com o novo Appmenu do KDE permite um menu comum para múltiplas aplicações que rodem simultaneamente. Ele tem uma opção para exibir uma tela de menu superior escondida por padrão, que aparece quando o mouse é movido perto da borda superior da tela. O menu segue o foco da janela para que possa ser utilizado em ambientes múltiplos. Há também uma opção para o menu ser exibido como um sub-menu de um botão na decoração da janela. O menu pode ser exibida na tela sempre que o utilizador o deseje.

Outro ponto importante que recebeu melhorias foram as Buscas através do Desktop. O KDE 4.10 introduz um novo motor indexador, o que torna a indexação mais rápida e robusta. Ao contrário do Ubuntu KDE continua a dar aos usuários mais poder sobre os seus sistemas de busca. Os usuários agora podem desabilitar a indexação de áudio, imagens, documentos, vídeos e código fonte.

O Dolphin, o Gerenciador de Arquivos do KDE, recebeu pequenas melhorias nas funções de arrastar e soltar, além de estar sensivelmente mais rápido ao carregar pastas ou pré-visualizar diretórios.

Diversas outras novidades foram implementadas neste KDE 4.10, como por exemplo no Gerenciador de Impressão e no Gerenciador de Janelas. Para mais informações leia o anúncio oficial aqui.

Para download do código-fonte ou o processo de instalação específico para cada distro, acesse este link.

Com informações de Seja Livre