NOTÍCIA

Engenheiro do Google expõe falha do Windows publicamente

Tavis Ormandy encontrou um problema que permite que usuários locais ganhem privilégios.

Um engenheiro do Google divulgou publicamente uma falha descoberta por ele no Windows 7/8. Tavis Ormandy encontrou um problema que permite que usuários locais ganhem privilégios.

A empresa de segurança Secunia considerou a falha pouco crítica, já que ela não pode ser explorada remotamente. Mas o que chamou a atenção foi a atitude de divulgar a falha publicamente a SecLists, em vez de seguir o protocolo sugerido para a Microsoft, que pede que esse tipo de seja tratada de forma privada.

O engenheiro já havia revelado falhas no Windows XP que comprometeriam a máquina, e não é o único funcionário do Google a investigar falhas no código do sistema operacional.

A atitude de Ormandy foi criticada por pesquisadores em segurança por ser “irresponsável”, mas, segundo ele, ela tem fundamento. O engenheiro afirmou que “a Microsoft trata os pesquisadores de vulnerabilidades com grande hostilidade”. Por sua vez, a consultora Sophos, através de um e-mail enviado por Graham Cluley, ao The Verge, disse que “geralmente, a equipe de segurança da Microsoft faz um excelente trabalho”, entendendo que os pesquisadores devem ser mais responsáveis com suas descobertas.

A Microsoft fez um pronunciamento afirmando estar ciente das falhas divulgadas e que elas estão sendo investigadas.

Com informações de Olhar Digital

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Mais de Redação iMasters
Ver perfil →