O Eclipse IoT Working Group, um grupo de trabalho colaborativo da Eclipse Foundation, anunciou nesta semana que o projeto open source Eclipse Leshan apoiará o padrão de gerenciamento de dispositivos LightweightM2M (LwM2M) 1.0 da Open Mobile Alliance (OMA), recentemente ratificado. O LwM2M tornou-se um importante padrão de Internet de Coisas (IoT) para gerenciar dispositivos de baixa potência e leves que são comuns para as soluções de IoT.
Eclipse Leshan é uma implementação baseada em Java do padrão LwM2M. Ele fornece uma implementação de servidor LwM2M que pode ser incorporada em qualquer plataforma ou solução de IoT. O Eclipse Leshan inclui algumas das funcionalidades de núcleo IoT necessárias para o gerenciamento de dispositivos, incluindo controle de acesso, conectividade de dispositivo, atualização de firmware, localização e estatísticas de conectividade.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/suporte-para-ferramentas-de-desenvolvedor-android-do-eclipse-chega-ao-fim/]
O Eclipse Leshan está em desenvolvimento desde 2014. O código do projeto foi baixado mais de 30 mil vezes. O projeto é liderado por desenvolvedores da Sierra Wireless e inclui colaborações de mais de 25 desenvolvedores.
O Eclipse Wakaama também suportará a especificação LwM2M 1.0. O Eclipse Wakaama é uma implementação da linguagem C da especificação LwM2M.