Carreira Dev

25 mai, 2019

Devs lembram hoje o dia da toalha e comentam sobre a data

Publicidade

Se você é Dev, nerd ou interessado em cultura geek, certamente já deve ter ouvido falar do Dia da Toalha. O evento é voltado para os fãs de Cultura Pop e lembrado em várias partes do mundo no dia 25 de Maio.  Desde 2001, esse dia ficou conhecido como o Dia da Toalha (TowelDay) em homenagem à série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e seu escritor Douglas Adams. Este também é o dia que lembra a estreia do primeiro filme da saga Star Wars. Há quem chame a data, também, de Dia do Orgulho Nerd.

A explicação é que na série de livros do “Mochileiro”, o autor escreveu uma página inteira sobre a toalha, que seria “um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”. O motivo é que a toalha poderia ser usada, segundo o autor, durante um combate corpo a corpo. Além disso, poderia proteger de gases tóxicos e ser usada em situações de emergência para pedir socorro.

O resultado é que milhões de pessoas saem às ruas nesse dia carregando uma toalha. Nas redes sociais, milhares de internautas se preparam para esse dia. No Facebook, por exemplo, várias páginas e grupos se mobilizam todos os anos para marcar a data do encontro dos fãs do “Mochileiro”. Em 2019, o dia 25 de maio cairá em um sábado.

O desenvolvedor Reinaldo Silotto falou sobre o dia da Toalha. “O que mais gosto é que também é conhecido como Dia do Orgulho Nerd, que mostra como essa palavra deixou de ser pejorativa. O nerd não é mais aquele cara bobão, mas sim um pessoa que gosta de se aprofundar nos mais diversos assuntos. Vida longa e prospera Nerd e Não entre em Pânico!”

Mochileiro Desenvolvedor

O Conselho de desenvolvedores do iMasters discutiu o tema e se dividiu sobre o assunto. Leia o que pensam os(as) Devs com relação à importância e à influência deste dia em suas vidas e carreiras. Compare e veja se você se identifica com alguma resposta.

Lucas Santos 

“Nossa, eu sou muito fã. Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek, Guia do Mochileiro, D&D e etc. Eu acho que essa cultura foi uma grande influência pra mim e para minha carreira. Inclusive, eu só comecei a gostar de robótica e de máquinas/computadores depois de assistir essas séries e filmes. Eu sempre fui muito interessado por esse mundo e sempre gostei muito de estudar. Sem dúvidas, essa cultura pop foi imprescindível pra eu me tornar o que eu sou hoje”

Foto enviada por Lattaro, que mostra a decoração do quarto dele.

Alex Lattaro

“Eu gosto bastante também. Sou fã da saga Star Wars e do Mochileiro das Galáxias, mas não acho que a cultura nerd/geek é exclusiva dos devs ou profissionais de TI. Conheço muitos que não são apegados. Do meu ponto de vista, é mais um estereótipo imposto do que a realidade em si. Por exemplo, antes éramos chamados de ‘comedores de cheetos’, hoje essa visão mudou, mas não sei se ela só se gourmetizou (virando geek) ou se realmente existe uma visão menos ‘preconceituosa’. Acredito que essa cultura não influenciou minha carreira. Influencia mais a decoração da minha casa, de fato… hahaaha”

 

 

 

Loiane Groner

“Acho que faz sentido pra quem é fã dos livros do mochileiro. Eu curtia bastante quando era mais jovem, mas nunca cheguei a ‘celebrar’. É tipo o star wars day pra mim – vale pros fãs de star wars. Vale um tweet ou story no facebook e insta só pra lembrar.”

Juliana Chahoud

“Olha a polêmica. rs. Acho que concordo mais com os os comentários da Loiane e do Alex. Acho que faz mais sentido para os fãs e apesar de gostar de algumas coisas (Star Wars, etc) acho q não me considero muito apegada à cultura nerd/geek em geral e diria que ela não está ligada à minha carreira.”

Reinaldo Silotto

“O que mais gosto é que o dia da Toalha é também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, que mostra como essa palavra deixou de ser pejorativa. O nerd não é mais aquele cara bobão, mas sim um pessoa que gosta de se aprofundar nos mais diversos assuntos. Vida longa e prospera Nerd e Não entre em Pânico!