Tendências

20 mai, 2020

Dia da Toalha 2020: comemorações devem ser online

100 visualizações
Publicidade

Para uma pessoa ligada em cultura geek, o Dia da Toalha tem um significado importante. A data é voltada para os fãs de Cultura Pop e lembrada em várias partes do mundo no dia 25 de Maio.

Desde 2001, esse dia ficou conhecido como o Dia da Toalha (TowelDay) em homenagem à série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias” e seu escritor Douglas Adams. Este também é o dia que lembra a estreia do primeiro filme da saga Star Wars. Há quem chame a data, também, de Dia do Orgulho Nerd.

A explicação é que na série de livros do “Mochileiro”, o autor escreveu uma página inteira sobre a toalha, que seria “um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”. O motivo é que a toalha poderia ser usada, segundo o autor, durante um combate corpo a corpo. Além disso, poderia proteger de gases tóxicos e ser usada em situações de emergência para pedir socorro.

O resultado é que milhões de pessoas saem às ruas nesse dia carregando uma toalha. Nas redes sociais, milhares de internautas sempre se preparam para esse dia. No Facebook, por exemplo, várias páginas e grupos se mobilizam todos os anos para marcar a data do encontro dos fãs do “Mochileiro”.

Dia da Toalha em casa

2020 está diferente em todos os sentidos. Com as restrições de circulação impostas pelo poder público para combater a disseminação da Covid-19, a aglomeração de pessoas não é recomendada.

Por isso, alguns grupos já pensam o que fazer para comemorar essa data sem expor os fãs ao contágio da doença, que já matou mais de 3 mil pessoas só em São Paulo.

As únicas certeza são: Se por um lado, os fãs do Dia da Toalha não vão deixar a data passar despercebida, por outro, é certo que não teremos os grandes encontros do passado, e isso é bom. Só assim, é possível preservar e garantir a saúde de todos para que voltem a comemorar quando tudo isso passar.