Desenvolvimento

18 jul, 2014

Chrome Dev Editor, uma nova IDE para JavaScript e Dart, é disponibilizado

Publicidade

Durante o Google IO 2014, um engenheiro do Google disponibilizou o Chrome Dev Editor (CDE), uma nova IDE para criar Chrome Apps e web apps para desktop e dispositivos móveis que suporta JavaScript e Dart.

Construído como um Chrome App, o Chrome Dev Editor visa a simplificar o desenvolvimento. Ele pode ser instalado a partir da Chrome Web Store e possui vários templates que disponibilizam código boilerplate para aplicações JavaScript que usem Polymer, componentes Polymer, aplicações Web Starter Kit, aplicacões JavaScript Chrome, JavaScript e Dart. Templates para JavaScript Polymer Chrome Apps e Chrome Extensions serão disponibilizados em breve.

O CDE é uma aplicação Polymer escrita em Dart que incorpora o editor Ace, que é baseado na IDE Cloud9 e no Mozilla Bespin/Skywriter, um editor embarcado que suporta sintaxe highlight para mais de 100 linguagens. Por ser um Chrome App, ele tem acesso ao sistema de arquivos e pode se comunicar com dispositivos móveis via USB. O CDE suporta as duas últimas versões dos maiores browsers desktop e mobile.

Além disso, o Chrome Dev Editor executa um servidor web local para testes dos projetos desenvolvidos e pode instalar uma app na Chrome Web Store ou em um dispositivo móvel, atualmente limitado à plataforma Android. Ele possui o Git integrado como ferramenta de controle de versão.

O Chrome Dev Editor está em Developer Preview. O projeto é de código aberto sob licença Apache 2.0 e está disponível no GitHub.

Com informações de InfoQ