A Canonical já começou a liberar informações sobre a próxima versão do Ubuntu, a 12.10. Embora novidades do sistema ainda não estejam disponíveis, já sabemos quando teremos os lançamentos das versões de teste e também o nome do novo mascote.
A primeira informação diz respeito ao codinome e ao mascote escolhidos para a nova versão do Ubuntu. Mantendo a tradição de escolher sempre um adjetivo mais um animal em ordem alfabética para cada release, Mark Shuttleworth anunciou em seu blog pessoal que o Ubuntu 12.10 se chamará Quantal Quetzal.
Segundo a Wikipédia, é um pássaro comum na América Central, cujo nome significa “pena de cauda grande e brilhante”. Ainda sobre a nova versão, Mark comenta que o foco do Ubuntu 12.10 será qualidade.
Foram anunciadas as datas de lançamento das versões de teste, que seguem abaixo:
- 07/06: Alfa 1;
- 28/06: Alfa 2;
- 02/08: último Alfa a ser lançado;
- 06/09: Beta 1;
- 27/09: Beta 2 será lançado encerrando o ciclo de versões de teste;
- 18/10: Ubuntu 12.10 estará disponível para download.
Como essa versão virá logo depois de uma versão LTS, é bem provável que haja muitas novidades, já que o time de desenvolvedores não estará tão preocupado em fazer uma versão o mais estável possível.
Por Paulo Graveheart