Notícias

21 mar, 2024

Brasil pode liderar crescimento de TI nas Américas e inovação é pilar para a maturidade corporativa

Publicidade

Em 2024, o crescimento do mercado de Tecnologia da Informação (TI) no país deve superar, até mesmo, o dos Estados Unidos. A previsão é de que o desenvolvimento da área na América Latina cresça 11%, e o Brasil seja o grande protagonista, de acordo com o último levantamento da consultoria IDC.

Estudo realizado pelo IT Forum com cerca de 300 empresas aponta desafios e projeções da área no País, além do crescimento de TI

“Diante desse panorama, o papel que a tecnologia desempenha e ainda vai desempenhar na transformação das empresas é evidente”, reforça Bruna Bomfim, gerente de Estudos, Pesquisas e Inteligência do IT Forum – principal ecossistema de comunicação e eventos de tecnologia do Brasil.

Justamente para entender a maturidade desse mercado e seu impacto nas organizações, o IT Forum realizou a pesquisa e o prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”. O estudo, que entrevistou C-levels e outros profissionais da área no País, traz dados inéditos que ajudam a elucidar as conjunturas atual e futura do mercado de tecnologia no Brasil.

De acordo com o levantamento, 66% dos respondentes concordam que a tecnologia da informação desempenha um papel crucial na condução das iniciativas inovadoras nas empresas, o que evidencia a transformação da TI – que deixa de ser vista como um mero suporte técnico para se posicionar como pilar fundamental para o sucesso das organizações.

Crescimento de TI

Nesse cenário, as habilidades técnicas mais demandadas para os profissionais da área são: data analytics (84%) e inteligência artificial (82%). Quando o assunto é tecnologias empregadas pelas empresas, o ranking mostra cloud computing no topo de prioridades, com 65%; big data/analytics, com 63%; inteligência artificial (53%) e cibersegurança (50%).

“Os números refletem a clara necessidade das empresas em criar infraestruturas robustas e seguras, capazes de sustentar a inovação digital, e extrair insights valiosos dos dados para embasar suas decisões”, explica Bruna.

Entretanto, nem tudo são flores. A pesquisa também identifica diversas barreiras que ainda precisam ser superadas para a plena implementação de iniciativas inovadoras nas organizações. Entre as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados – representantes das maiores empresas de TI do País -, destacam-se os conflitos de prioridade e múltiplas demandas (62%), seguidos pelo recrutamento e retenção de talentos (43%) e a falta de equipe com as habilidades necessárias (28%).

Os resultados do estudo revelam um cenário promissor para o mercado de TI e fortalecem as projeções para a América Latina. No entanto, ainda de acordo com o analista, é essencial que as adversidades sejam endereçadas de forma estratégica, garantindo que a tecnologia seja um catalisador do progresso e da competitividade empresarial, e não um simples peão de xadrez.

Sobre o IT Forum

O IT Forum é o principal ecossistema de tecnologia do Brasil e tem como missão conectar todo o setor de TI no País por meio de conteúdo, relacionamento e negócios.

Hoje, o site IT Forum é a maior plataforma de notícias com foco em tecnologia para o público B2B, com mais de 6 milhões de leitores. O ecossistema engloba ainda dois eventos líderes no mercado: o “IT Forum Trancoso” e o “IT Forum Praia do Forte”, que reúnem os principais CIOs das mil maiores empresas do País e CEOs da indústria de tecnologia.

Líder em pesquisas no segmento de TI, o IT Forum elabora o mais importante estudo do mercado, o “Antes da TI, a Estratégia”. E conta ainda com as premiações “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” e o “Executivo de TI do Ano”, além de dezenas de séries e podcasts, como o IT Forum Líderes.