Desenvolvimento

8 fev, 2019

Brasil concorre a prêmios sobre IoT na ONU

Publicidade

Duas iniciativas brasileiras na área de internet das coisas (IoT) concorrem à 8ª edição dos Prêmios da Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação (Wsis Prizes 2019), das Nações Unidas (ONU). A premiação será realizada no próximo mês de abril, na Suíça.

O prêmio reconhece iniciativas mundiais que utilizam tecnologias da informação e comunicação como fatores para o desenvolvimento sustentável. A votação será aberta ao público na internet até o dia 10 de fevereiro.

Plano Nacional de Internet das Coisas é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recebeu uma das indicações.

O estudo Internet das Coisas: um Plano de Ação para o Brasil faz um diagnóstico e propõe um plano estratégico de ação para o País em internet das coisas (IoT, do inglês internet of things). Esse levantamento foi conduzido pelo consórcio McKinsey/Fundação CPqD/Pereira Neto Macedo, selecionado por chamada pública do banco de fomento.

O plano detalha as principais áreas em que o País pode se beneficiar da IoT, tecnologia que permite a interconexão digital via internet de objetos do dia a dia com eletrônica embarcada e dotados de capacidade computacional de comunicação.

Além disso, o BNDES também foi indicado pelas chamadas públicas dos projetos-piloto de IoT nas vertentes de indústria, de cidades, de saúde e rural.

As inscrições para a chamada de projetos para indústria — em parceria com Associacāo Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrappi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — continuam abertas até 8 de fevereiro no Portal da Indústria.

Fora da esfera governamental, numerosas iniciativas foram indicadas. Uma delas é a InfoPreta, de São Paulo, primeira empresa de reparos e serviços tecnológicos que conta apenas com mulheres negras e pessoas LGBT no Brasil. A empresa oferece manutenção de computadores desktop, laptop e sistemas macOS.