No último fim de semana, durante o evento “Maker Faire Bay Area”, na Califórnia, o Arduino anunciou uma nova família de placas de desenvolvimento, além da primeira plataforma robótica completa.
O Arduino Yún é o primeiro lançamento de uma nova linha de placas de habilitadas para Wi-Fi e é baseado no Arduino Leonardo, juntamente com uma placa Wi-Fi embutida executando uma variante MIPS do Linux. Já o Arduino Robot é a primeira plataforma robótica da empresa, totalmente funcional e que consiste de duas placas conectadas por um cabo e equipadas com motores, rodas e sensores em um design circular que é uma reminiscência do Roomba. O projeto também possui uma tela LCD a cores, slot para cartão microSD, uma bússola, LEDs e elementos de controle.
O Arduino Robot possui 19 cm de diâmetro por 10 cm de altura e conta com um processador em cada uma das duas placas. A placa inferior controla motores da plataforma, e a metade superior é responsável pelo processamento de informações do sensor e pela direção do robô. As duas placas são baseadas no chip ATmega32u4 da Atmel. O dispositivo pode ser programado através de uma interface USB, similar ao Arduino Leonardo. O sistema foi desenvolvido em colaboração com os fabricantes de robótica Complubot e estava à venda na Maker Faire por US$ 275. Ele estará disponível para o público em geral através de distribuidores Arduino no início de julho.
O Arduino Yún utiliza a mesma plataforma ATmega32u4 que o Robot, basicamente um clássico Arduino Leonardo, mas o combina com um sistema em chip Atheros AR9331 executando Linino, uma versão customizada do OpenWRT. O sistema em chip construído em Wi-Fi é totalmente suportado no Linino, que também implementa um pacote de assinatura para autenticar os pacotes instalados no sistema. O Yún pode ser programado através de uma interface USB ou via Wi-Fi. A parceria da Arduino com a Temboo permite que os usuários do dispositivo acessem mais de 100 APIs para serviços como Twitter, Facebook, PayPal e FedEx por meio de uma única interface baseada em nuvem. A placa estará disponível por US$ 69 (mais impostos) a partir do final de junho.
Com informações de Linux Magazine