Marketing Digital

2 fev, 2016

Agora Facebook consegue revelar dados mais precisos sobre a audiência na rede social

Publicidade

A ferramenta Audience Optimization permite aos gerenciadores de fanpages compreenderem melhor quem faz parte da sua audiência na rede social. A novidade funciona como um sistema de busca e organização para descobrir quais são os tópicos e páginas públicas mais populares na rede, garantindo assim mais informação na hora de planejar uma ação dentro da plataforma.

De acordo com o The Verge, atualmente existem mais de 282 mil tópicos públicos de interesse diferentes no Facebook — e eles afirmam que, possivelmente, esta não é toda a base de dados. Estes interesses estão organizados em grandes categorias, como Estilo de Vida, Cultura, Personalidades ou Entretenimento e Notícias.

Um ponto interessante aqui é o nível de precisão das informações, que podem ir de zero até 1.466.365.990 pessoas interessadas em um determinado tema. E os assuntos podem variar, indo de personagens de desenho animado até artistas musicais, de sistemas operacionais até emoções (como depressão, alegria ou inveja). Para criar as grandes categorias que organizam todas essas informações, o Facebook utiliza uma série de dados, como interesses gerados automaticamente a partir de conteúdos compartilhados e as tags de publicidade da rede, entre outros.

Leia mais:

Em suma, de acordo com esse levantamento, os tópicos de maiores audiências de todo o Facebook são — surpresa — o amor e a vida. Segundo dados disponíveis por meio da nova ferramenta, mais de 838 milhões de pessoas (838.535.070, para ser mais exato) se interessam por eles. A celebridade mais adorada do Facebook é Justin Bieber, com uma audiência de mais de 186 milhões de pessoas. O gadget mais popular é o iPhone, com mais de 428 milhões de pessoas interessadas nele. A emoção negativa que atrai mais gente é o tédio, com mais de 81 milhões de pessoas em sua audiência.

O The Verge fez diversas listas, que podem ser conferidas aqui. Os dados completos compilados pelo site também estão disponíveis para download (clique aqui para baixar o arquivo de 20 MB com todas as informações).

***

Com informações de Canal Tech