Desenvolvimento

29 jan, 2016

Facebook encerra plataforma de desenvolvimento Parse

Publicidade

O Facebook encerrou sua plataforma de desenvolvimento Parse. Após adquirir o serviço, focado em desenvolvedores mobile, por US$ 85 milhões em 2013, o Facebook fez do Parse um de seus principais serviços voltados para desenvolvedores. O serviço ainda funcionará até 28 de janeiro de 2017, para que os desenvolvedores tenham tempo de transferir seus produtos para outras plataformas.

Além disso, serão oferecidas várias ferramentas para a migração de bancos de dados, e o Parse Server terá seu código aberto para que os desenvolvedores executem a maior parte da API Parse em seus próprios servidores Node.js (ou servidores hospedados em outras plataformas). No entanto, a ideia por trás do Parse sempre foi fazer com que os desenvolvedores evitassem lidar com servidores, então ainda não se sabe se os usuários atuais vão fazer essa mudança.

Leia mais:

Para o TechCrunch, a decisão do Facebook de encerrar o Parse chega como uma surpresa enorme, pois o serviço foi anunciado como a possibilidade de transformar a rede social em uma plataforma de apps. O Parse parece ter sofrido com a forte concorrência de serviços no setor, disponibilizados por empresas como Amazon, Google e Microsoft (e várias outras startups). Não está claro o quanto de tração Parse ainda tinha no último ano, mas o Facebook provavelmente achou que não valia mais o esforço.