Carreira Dev

21 abr, 2016

70% das empresas de tecnologia no Brasil não usam ferramentas de BI para tomar decisões

Publicidade

Mais de 70% das empresas de tecnologia no Brasil ainda se baseiam em dados imprecisos para a tomada das decisões mais importantes do negócio, segundo a pesquisa “TechTrends: Benchmarks de Ferramentas para Empresas de Tecnologia”, realizada no Brasil pela Resultados Digitais, referência em marketing digital no País, em conjunto com a Rock Content, especializada em marketing de conteúdo.

O levantamento indica que apenas 28% das empresas de tecnologia participantes adotam ferramentas de Business Intelligence que atuam na geração de informações de inteligência para o gerenciamento de dados, relatórios e gestão de desempenho. Esse é um dado preocupante, uma vez que a inteligência de negócio permite o crescimento sustentável dos negócios.

[awprm urls=https://imasters.com.br/analytics/cinco-palpites-sobre-business-intelligence-ate-2021/]

“Pelo grande número de ferramentas que surgem, fica difícil saber quais delas realmente apresentam as melhores soluções e quais são mais relevantes para um negócio”, comentou  a especialista em conteúdo para tecnologia na Resultados Digitais, Natália Corrêa. Esse benchmark ajuda as empresas de tecnologia a entenderem como o setor tem se comportado em relação à adoção de soluções que melhoram a rotina dentro das organizações, impulsionam estratégias, aprimoram resultados e facilitam análises de desempenho. As soluções foram dividas entre cinco categorias: Marketing Digital, Vendas, Comunicação/Help Desk, Gestão e Business Intelligence, Soluções para Desenvolvedores e Colaboração/Suítes de Produtividade. Foram avaliadas quais são as ferramentas mais adotadas em cada categoria, o quanto o uso delas contribui para os resultados das empresas e se há uma preferência por ferramentas brasileiras ou estrangeiras.

A pesquisa destacou de forma simplificada qual é o propósito de cada uma das soluções e como elas podem contribuir para os negócios. Os resultados trazem inúmeras estatísticas, gráficos e dicas para ajudar a avaliar os benchmarks do setor como, por exemplo:

  • 74% dos respondentes adotam um sistema de gerenciamento de conteúdos, sendo a maior parte deles usuários do WordPress (76%);
  • 82% das empresas adotam alguma plataforma para acompanhar do andamento de projetos internos, sendo as mais comuns Trello (55%), Ferramentas Próprias (15%) e Project (12%);
  • Apenas 24% adotam um software para validar juridicamente seus contratos eletrônicos;
  • 32% das empresas respondentes utilizam alguma ferramenta para testes A/B;
  • 58% já utilizam uma ferramenta para automação de marketing; entre os adeptos, quase 55% trabalham com o RD Station;
  • E 91% dos negócios utilizam ao menos uma ferramenta de vendas.

O levantamento contou com a participação de mais de 400 organizações de todo o País, que responderam voluntariamente a uma pesquisa online no mês de fevereiro.