Empresas que enviam e-mails marketing devem definir bem as estratégias de divulgação e público-alvo
Diariamente, em nossas caixas de e-mails, nos deparamos com aquelas mensagens conhecidas como “spams”.Para quem recebe, pode até ser um incômodo, mas quem envia quer ter a certeza de que seu público-alvo recebeu o conteúdo divulgado. Para que as mensagens enviadas por meio da ferramenta de e-mail marketing cheguem direto à caixa de entrada e não sejam classificadas como “spam”, indo direto para o “lixo eletrônico”, preste atenção em alguns pontos que podem ajudar a tornar a comunicação mais efetiva.
Confira as dicas oferecidas por Fábio Ferragi, gerente de produtos da Telium e especialista no assunto:
1. Definao público-alvo: O primeiro passo para uma campanha efetiva é definir a faixa de pessoas que terão interesse em ler o que você está comunicando e, quem sabe,até adquirir um produto vinculado à sua mensagem;
2. Prefira enviar as mensagens para uma base de cadastro que optou por receber informações por e-mail de sua empresa. Evite comprar uma base de dados de terceiros, pois podem ter muitos contatos que não desejam receber sua informação;
3. Seja claro na mensagem: use uma linguagem clara e objetiva. Nunca diga metade do assunto esperando que o seu contato navegue para algum website para obter a mensagem na íntegra. Essa é uma prática muito comum usada por “spammers”, que induzem o internauta a acessar um endereço falso que pode conter um vírus ou ser um golpe digital;
4. Cumpra sempre o que prometeu: ações que oferecem benefícios para aqueles que contratarem a sua empresa por meio de sua comunicação costumam ter ótimos índices de conversão, mas é necessário que você efetivamente cumpra a sua palavra. No entanto, se sua intenção é simplesmente aumentar o número de visitas de seu website com uma pequena mentira ou omissão, então você está fazendo exatamente o que os spammers fazem e, portanto, você é um deles;
5. Faça a sua comunicação de forma efetiva, evitando o “bombardeio” com e-mails indesejáveis todas as semanas. Muitos e-mails são bloqueados por ferramentas antispam. Porém, se seu público-alvo estiver bem definido, é bem provável que você consiga atingir o objetivo esperado, que é o leitor da sua mensagem;
6. Ao encaminhar seus e-mails em massa utilize um template ou imagem leve, em html ou jpeg, para não carregar a caixa de entrada dos seus internautas. Privilegie os formatos de leitura fácil, sem muitos recursos e cores pesadas que dificultam a leitura da mensagem.
7. Estruture seu atendimento web, com pessoas capacitadas para atender a esta demanda com agilidade, que é marca dos serviços online. Quem recebe um conteúdo via internet também gosta de resolver tudo pela própria web. Verifique se sua empresa tem um departamento de vendas ou suporte online suficiente para atender esta modalidade tão específica de comunicação.