Há algum tempo tive uma
conversa com uma cliente que utiliza a ferramenta de envios de e-mail
marketing da minha empresa, e ela se mostrou muito preocupada com a possibilidade de suas
comunicações digitais serem classificadas como spam e sobre como prevenir que isso
acontecesse.
A
verdade é que uma mensagem ser ou não classificada como spam é ainda uma questão muito subjetiva, que varia de
provedor para provedor, na sensibilidade implantada em seus filtros de antispam.
Saber se sua mensagem vai ou não ser represada pelo filtro do provedor é sempre
uma suposição e nunca uma certeza, afinal, mesmo mensagens que não são de
comunicação digital podem cair na política se contiverem elementos suficientes
para serem qualificadas como spam.
Mas existem, sim, algumas práticas que ajudam
a ter maior efetividade de sua comunicação. São coisas simples, que já se falou por várias vezes. Mas, pelo visto, algumas pessoas ainda não entenderam.
Defina o público alvo
O
primeiro passo para uma campanha efetiva é definir o seu público alvo, aquela
faixa de pessoas que vão ter interesse em ler o que você está comunicando e
quem sabe até comprar um produto vinculado à sua comunicação.
Se você
tem uma base de cadastros que optou por receber informações por e-mail de sua
empresa, esses contatos são uma ótima referência de pessoas que
intencionalmente informaram que desejam ler suas comunicações.
Ouço
muito de meus clientes sobre compras de bases de cadastros qualificadas ou não
qualificadas, mas o que se deve entender é que quando falamos de comunicação,
quantidade e qualidade são coisas completamente distintas. Então, raramente
recomendo optar por uma base de terceiros, por se ter um baixo índice de
receptividade (entre 1% e 3%) daqueles que não optaram ou não desejam receber
sua comunicação.
Essa
taxa de receptividade vai totalmente a favor do conceito de spam, que nada mais
significa do que uma mensagem que você recebeu e que não era desejada, seja ela
anúncio de viagra, vírus ou notícias de uma empresa que você nunca ouviu falar.
Por isso ser spammer é muito mais do que ser barrado no filtro dos provedores,
é fazer comunicação indesejada a um público alvo incorreto.
Seja claro na mensagem
Sua
comunicação digital tem que ser sempre direta e objetiva. Utilize as primeiras
linhas e o título/assunto do e-mail para ir direto ao ponto e chamar a atenção para o que você
deseja comunicar.
Você nunca deve dizer metade do
assunto e esperar que o seu contato navegue para algum website para obter a
mensagem na íntegra, pois essa é uma tática comum usada por Spammers, chamando a
atenção para uma provável vantagem irrecusável, e ao acessar o endereço desejado
pode-se ter acesso a um vírus, spyware ou golpe digital.
Mas, observe bem, não estou
dizendo que sua comunicação não deve ter referências para o seu website, muito
pelo contrário, a URL, o telefone e o e-mail de contato de sua empresa devem estar
bem claros para que possa haver uma interação do seu contato, caso algo de sua
comunicação lhe interesse, mas essas informações são sempre complementares na
comunicação, e não parte dela.
Prometa e cumpra o que prometeu
E-Mail Marketing, como qualquer
outra ferramenta de publicidade, não é para brincadeiras. Se sua intenção é
simplesmente aumentar o número de visitas de seu website com uma pequena
mentira ou omissão, então você está fazendo exatamente o que os spammers fazem. E, logo, você é um deles.
Prometer não é ruim para ações de
e-mail marketing, muito pelo contrário, ações que oferecem benefícios para
aqueles que contratarem a sua empresa através da sua comunicação costumam ter
ótimos índices de conversão, mas é necessário que você efetivamente cumpra a sua
palavra com a penalidade de ter exatamente o efeito reverso e negativo para a
sua marca.
Não seja um spammer
Enfim, o
que digo a todos meus clientes e àqueles que utilizam do E-mail Marketing como
ferramenta de comunicação é para se preocuparem menos com como as ferramentas
eletrônicas lhes classificam e mais com a comunicação em si.
Não é a ferramenta de antispam de
um provedor que vai lhe dizer se você é ou não um spammer, afinal, milhares de
mensagens válidas são bloqueadas e outros milhares de spams são permitidos por
dia, fazendo com que essas ferramentas possam apenas aproximar-se de identificar
um spam ou não.
Tenha consciência limpa de que
está fazendo uma boa comunicação e tenho certeza de que terá muito sucesso!