Marketing Digital

10 fev, 2010

Será que a blogosfera envelheceu?

Publicidade

Teriam os blogs virado coisas de tiozinho? Aparentemente, sim. Pelo
menos de acordo com um estudo feito pela Pew Internet. A geração mais
jovem não está mais interessada em volumes maiores de conteúdo como
existem nos blogs, diz a pesquisa. Em vez disso, a comunicação entre os
adolescentes tende a envolver mensagens curtas, como as atualizações de
status do Facebook ou Twitter. A Pew descobriu que apenas 14% dos
adolescentes de 12 a 17 anos blogam, muito abaixo dos 25% que blogavam
há quatro anos. Eles também estão menos interessados em comentar nos
blogs de seus amigos. Este ano somente 52% afirmaram que o fazem, sendo
que em 2006 três quartos afirmaram que sim.

Redes sociais no lugar dos blogs

No novo estudo, os resultados mostram que 73% dos adolescentes
conectados usam redes sociais, um grande salto em relação aos 55% que
usavam em 2006. Os jovens (18-29) também preferem as redes sociais como
método de comunicação. Entre este grupo, 72% confirmam que utilizam
esses serviços. Enquanto isso, apenas 40% das pessoas com idade acima de
30 anos fazem o mesmo.

Mas e os blogs? Esse meio, que já foi utilizado para compartilhamento
de notícias e opiniões, não é mais popular entre os adolescentes. O
motivo é simples: as redes sociais dominaram. Com a capacidade de
atualizar seu status em sites de redes sociais, a necessidade de se
comunicar usando ferramentas que permitam de maior quantidade de
conteúdo é quase inexistente. Em vez de resumir os acontecimentos do dia
em um blog, por exemplo, um adolescente pode simplesmente atualizar
várias vezes seu perfil durante o dia com os detalhes e também com o que
está acontecendo naquele momento.

Esses envios de mensagens com pouco conteúdo, bem como as populares
mensagens de texto enviadas aos amigos pelo celular, são mais fáceis de
serem consumidas. Elas levam segundos para serem lidas, e não minutos.
As respostas para elas também levam pouco tempo. Considerando as
centenas de amigos que as pessoas tendem a acumular pela web, trata-se de uma boa economia de tempo.

Declínio dos blogs?

A popularidade das redes sociais é inquestionável e sua filosofia tem
tirado o desejo dos jovens para blogar, mas o estudo da Pew não vai tão
além a ponto de descobrir o motivo. Uma teoria que vale a pena ser
considerada é que os adolescentes de hoje estão sobrecarregados com
informações e simplesmente não têm mais tempo para ler longos posts.
Eles já estão bastante ocupados com várias redes sociais, emails,
mensagens instantâneas e ligações, praticamente se afogando em
ferramentas de comunicação. E quando há muito a ser consumido, o que
tende a ser deixado de fora são as coisas que mais tomam tempo: blogar,
ler blogs e deixar comentários em outros blogs.

Em nossa análise, constatamos que o ato de blogar pode não ser um hit
para os adolescentes, mas por outro lado segue crescendo e se
profissionalizando, alcançando um público intermediário entre os
adolescentes e os adultos. A geração Y segue firme e forte blogando e
lendo blogs. E você, ainda mantém um blog ou já migrou de vez para as
atualizações de status? Nos encontramos no IRC para discutir o assunto!